Sérgio Longen recebe título de Doutor Honoris Causa pela UFMS por contribuições a MS
Líder empresarial é reconhecido junto com outras personalidades por atuação destacada em Mato Grosso do Sul
PRESIDENTE DA FIEMSO presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, foi agraciado na noite de ontem (27) com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Esta titulação, considerada a mais prestigiosa da instituição, é conferida a pessoas que demonstram excepcional contribuição para a sociedade.
Junto a Longen, outras personalidades foram homenageadas: Aleixo Paraguassu, juiz aposentado e fundador do Instituto Luther King, e Catarina Guató, artesã indígena reconhecida pelo seu trabalho com trançado de aguapé. A entrega dos títulos ocorreu em uma cerimônia no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande.
Desde 2007 à frente da Fiems, Longen tem sido um propulsor do desenvolvimento industrial do Estado e da qualidade educacional através do Sesi e do Senai.
Durante a cerimônia, um emocionado Longen agradeceu a presença de amigos e familiares, destacando sua jornada na Fiems e as colaborações significativas que impulsionaram o crescimento da indústria local. “Nos últimos 16 anos, alcançamos muitas vitórias. A indústria em Mato Grosso do Sul prospera, não apenas por minha presidência, mas pelas ações conjuntas e parcerias. Este título é um reconhecimento coletivo e compartilhado com a diretoria da Fiems”, afirmou.
O título de Doutor Honoris Causa é uma distinção acadêmica que celebra contribuições notáveis para a comunidade e a sociedade. As personalidades homenageadas foram indicadas e aprovadas pelo Conselho Universitário da UFMS.
Quem é? - Natural de Toledo (PR), Sérgio Marcolino Longen mudou-se com a família para Mato Grosso do Sul aos 15 anos. Aos 19, foi para Roraima, onde iniciou a trajetória empresarial com uma loja de produtos agropecuários. Ampliou os negócios e adquiriu um posto de combustíveis, chegando a ter quatro postos e uma transportadora. Liderança empresarial nata, ajudou a fundar a Federação do Comércio do Estado de Roraima, sendo o primeiro tesoureiro da instituição.
Após 10 anos, Sérgio Longen retornou a Mato Grosso do Sul e investiu no ramo alimentício, com uma indústria em Campo Grande, que posteriormente foi expandida para João Pessoa (PB). O empresário sempre gostou de atuar na área sindical: foi presidente do Sindicato das Indústrias da Alimentação do Estado, diretor conselheiro e depois presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul.