1º Fórum MidiaCom/MS aborda fake news na era digital e o futuro do jornalismo
Pautado no desafio do combate à desinformação na era da internet, o evento também trouxe abordagens envolvendo o grande consumo de mídia
MIDIACOMOrganizado pela Associação das Emissoras de Rádio e Televisão de Mato Grosso do Sul (AERMS), o 1º Fórum MidiaCom/MS foi realizado nesta sexta-feira (24), com início às 19 horas, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo e com transmissão do canal Portal Primeira Página. Pautado no desafio do combate à desinformação na era da internet, o evento também trouxe abordagens envolvendo o grande consumo de mídia.
O presidente da AERMS, Antonio Alves, o Tunico, foi o reponsável por iniciar o debate ao lado do diretor de tecnologia da da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Luiz Carlos Abrahão, substituindo o presidente Flávio Lara Resende, que não pôde comparecer à ação. Também falou na abertura o Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda.
O começo do evento ficou marcado pela homenagem feita à Rosário Congro Neto, por toda sua contribuição na comunicação do Estado.
A primeira palestra, realizada pelo presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, teve o tema “Os impactos da desinformação” e discutiu as consequências da propagação de conteúdos falsos e como elas impactam no futuro do jornalismo. O presidente começou sua fala apresentando um contexto inicial sobre o que é e o que não é imprensa. Um dos aspectos mais destacados foi sobre se as redes sociais vão ou não substituir as mídias tradicionais. Por fim, o palestrante abordou a liberdade de imprensa e nos impactos que ela causa sobre os jornais de pequeno porte.
Logo após, foi a vez de Frederico Fukagawa, o Tico, secretário executivo de comunicação da AERMS, e Oscar De Lá Rubia, assessor de marketing, que falaram sobre uma pesquisa elaborada pelo Governo do Estado sobre os hábitos de consumo da mídia sul-mato-grossense. A evolução das mídias de comunicação foi outro assunto presente na palestra, mostrando números de consumo ao longo dos anos.
Por último, a palestra “Rádio e TV na era digital”, conduzida por André Dias, vice-presidente do MidiaCom do Rio de Janeiro, encerrou o evento, destacando as mudanças na área tecnológica e como se adaptar neste meio. A Credibilidade dos veículos foi um dos pontos apresentados, ressaltando como as pessoas ainda hoje buscam informações mais confiáveis na televião e rádo, por exemplo. O suposto desaparecimento das mídias tradicionais também foi debatido por André.
O 1º MidiaCom-MS conta com instituições de apoio, como o Governo de MS, Assembleia Legislativa de MS, Tribunal de Contas/MS, Tribunal de Justiça/MS, Sistema Famasul, Ministério Público de MS, Sebrae e FIEMS.