ALEMS designa representante em evento da ponte da Rota Bioceânica
Objetivo de acompanhar os investimentos e ações para implantação da Rota Bioceânica, e ainda propor e discutir as políticas públicas relacionadas ao projeto.
ROTA BIOCEÂNICAO deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) foi designado pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), para representar a Casa de Leis em evento relacionado às obras da Ponte da Rota Bioceânica em Porto Murtinho-MS.
O Ato 670/2023 com a designação do parlamentar foi publicado nesta quinta-feira (23) no Diário Oficial Eletrônico do Parlamento Estadual. Paulo Corrêa integra a Frente Parlamentar para o Acompanhamento da Implantação da Rota Bioceânica da Casa de Leis, instituída pelo Ato 04/2023 da Mesa Diretora, com objetivo de acompanhar os investimentos e ações para implantação da Rota Bioceânica, e ainda propor e discutir as políticas públicas relacionadas ao projeto.
Rota Bioceânica
A Rota Bioceânica encurtará a distância para as exportações e importações brasileiras entre mercados potenciais na Ásia, Oceania e Costa Oeste dos Estados Unidos. Também integrará a América do Sul e transformará Mato Grosso do Sul em um hub logístico, um centro de distribuição de mercadorias.
Mato Grosso do Sul é o coração da rota, que vai seguir pela cidade de Porto Murtinho; cruzará o território paraguaio por Carmelo Peralta, Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo. Depois irá atravessar por território argentino as cidades de Misión La Paz, Tartagal, Jujuy e Salta; ingressando no Chile pelo Passo de Jama, até alcançar os portos de Antofagasta, Mejillones e Iquique.
A Assembleia Legislativa foi pioneira na discussão do corredor bioceânico e promoveu o 1º Fórum de Integração em 2022. O evento reuniu ações a serem realizadas pelos países parceiros na Carta de Campo Grande. Toda a cobertura está disponível em uma página multimídia especial e o acesso está disponilizado aqui.