Carlos Ferreira, Abner Veiga e Mariana Scaramussa | 06 de novembro de 2023 - 16h30

Rede Estadual de Ensino deverá receber mais de 200 mil matrículas em 2024

Os dados foram divulgados nesta tarde (6) pelo titular da SED, Hélio Daher

EDUCAÇÃO
Secretário Hélio Daher apresentou os dados à imprensa nesta tarde (6) - (Foto: Mariana Scaramussa)

Em coletiva realizada nesta segunda-feira (6), o secretário de Estado de Educação (SED), Hélio Daher, confirmou que a Rede Estadual de Ensino (REE) deverá receber 205.460 matrículas em 2024, um aumento de quase 10%, se comparado com o efetivo deste ano.

“Neste ano 187.032 estudantes, para o ano que vem devemos chegar em torno de 205.460 matrículas, mas isso pode aumentar. Temos condições de atender um pouco mais disso. O Estado nunca trabalha com seu limite de capacidade. Lógico que você tem situações que podem te exigir ampliar turmas de ensino. Hoje a REE tem total condições de atender 206.000 estudantes”, explicou.

O Estado demonstra uma resoluta determinação em enfrentar a ampliação da oferta do ensino integral - uma modalidade que, segundo Daher, comprova ser altamente benéfica para o desenvolvimento estudantil.

Estudantes da Rede Estadual de Ensino - (Foto: Arquivo)

“Para nós, é extremamente significativo ver o aumento no número de alunos matriculados, passando de 29 mil para aproximadamente 49 mil. Esse crescimento não apenas atesta nosso sucesso, mas também reflete o reconhecimento, por parte da comunidade de MS, do valor das escolas de tempo integral”, opina.

O titular da pasta afirma que o progresso é fruto de um esforço constante. “Começamos modestamente com apenas sete escolas em 2015 e, desde então, temos avançado gradualmente. É uma vitória expressiva para o nosso sistema educacional ter quase alcançado a marca de 50 mil alunos em regime de tempo integral, o que representa cerca de 26% do total de estudantes da nossa rede”, detalha.

Enfrentando a problemática de vagas no ensino infantil municipal, o Estado tem atuado em sintonia com as prefeituras, intervindo com uma oferta de vagas para o 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

“Vale destacar o expressivo aumento nas vagas do ensino fundamental que conseguimos implementar. Nossa previsão atual aponta para um total de 38.490 vagas, sendo 9.104 destinadas ao ensino fundamental parcial e, mais notavelmente, 16.317 vagas para o ensino fundamental em tempo integral”, explica.

Matrícula na Rede Estadual - O processo de matrículas começa amanhã (7) antecipando o período tradicionalmente previsto para a segunda quinzena de novembro.

“Portanto, o período de matrícula foi ajustado para começar no dia 7 de novembro, estendendo-se até o dia 4 de janeiro. Os interessados têm várias opções para realizar a matrícula”, lembra.

As matrículas podem ser feitas por meio do site para a matrícula digital, pelo telefone 0800 647 0028, ou então na sede da Central de Matrículas da Rede Estadual, ao lado da Escola Estadual Hércules Maymone.