Bonito CineSur apresenta sessões com filmes animados e debates de mostra competitiva
O festival apresenta hoje (6) animações infantis, debates sobre cinema regional e sul-americano, oficinas de audiovisual e uma mostra ambiental
PROGRAMAÇÃOBonito, a 250 km de Campo Grande, transformou-se em um palco vibrante para a arte cinematográfica com a estreia do Bonito CineSur Festival de Cinema Sul-Americano no último sábado (5). A programação continua nesta segunda-feira (6), com uma rica programação para amantes do cinema de todas as idades.
As atividades começou cedo, às 8h30, com a Mostra Animasur, onde curtas-metragens animados especialmente voltados para o público infantil, de países como Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Suriname, serão exibidos, trazendo magia e contos visuais para a tela grande.
Não apenas as telas estarão iluminadas, mas também as mentes, através de debates enriquecedores. Às 8h, a Câmara Municipal realizou os debates sobre o cinema sul-mato-grossense, seguidas por diálogos às 9h que expandem as fronteiras para abranger toda a produção sul-americana. Luminárias como Ricardo Pieretti e José Geraldo Couto proporcionarão insights profundos sobre a indústria.
O aprendizado continua à tarde, das 14h às 18h, com uma Oficina de elaboração de projetos audiovisuais, detalhando a arte da concepção de projetos para aspirantes e profissionais do setor.
Voltando ao palco do Auditório Kadiwéu, a Mostra Animasur terá sua repetição às 14h30, seguida pela exibição de um toque ambiental com a Mostra Cinema Ambiental às 18h, destacando o olhar documental sobre o nosso meio ambiente e as narrativas que nos conectam à terra.
Na noite tem a Mostra Competitiva, onde às 20h, cortinas se abrirão para "Milonga de Espino", seguido pela exibição de "La Pampa", que irá provocar e entreter o público adulto com histórias poderosas e dramaturgia intensa.
O Bonito CineSur se estenderá até o dia 11 de novembro, com sessões gratuitas, convertendo o Centro de Convenções e a Câmara Municipal de Bonito em templos da expressão cinematográfica. Além do prazer da experiência fílmica, os melhores filmes serão honrados com premiações financeiras e o Troféu Pantanal, decididos tanto pelo júri oficial quanto pelo público, em três categorias distintas: melhor longa-metragem sul-americano, melhor curta-metragem sul-americano e melhor filme sul-mato-grossense.
A seleção para a mostra competitiva de longa-metragem sul-americano conta com seis títulos aclamados, prometendo acender discussões e paixões pela sétima arte.