Iury de Oliveira | 31 de outubro de 2023 - 09h15

VÍDEO: Capitão da alerta sobre o início da Piracema na Bacia do Rio Paraná

A PMA destaca a relevância deste período para a preservação das espécies e para o ciclo reprodutivo dos peixes

PIRACEMA
Entra em vigor em novembro o defeso da piracema - Foto: Reprodução Internet

A 6ª Companhia da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Três Lagoas, sob o comando do Capitão Rocha, alerta os pescadores sobre o início da piracema nos rios federais da Bacia do Paraná. A partir do dia 1º de novembro, está proibida a pesca em rios que integram a bacia formada pelos Rios Paraná e Paranaíba.

A PMA destaca a relevância deste período para a preservação das espécies e para o ciclo reprodutivo dos peixes. Vale lembrar que nos rios estaduais do Mato Grosso do Sul, o período de piracema começa no dia 5 de novembro.

É crucial que os comerciantes e pescadores profissionais da região estejam atentos às datas: o prazo máximo para declaração de estoque, para aqueles que atuam em rios federais, é até 3 de novembro. Já para os que atuam em rios estaduais do Mato Grosso do Sul, a data limite é 7 de novembro.

"Queremos esclarecer todas as dúvidas e evitar transtornos. É fundamental que todos observem as diferenças nas datas para se adequarem às normas", enfatiza o Capitão Rocha.



A Polícia Militar Ambiental reforça seu compromisso com a conservação do meio ambiente e informa que intensificará a fiscalização a partir do dia 1º de novembro, tanto nos rios quanto nas rodovias da região, visando garantir o cumprimento da legislação e a proteção da fauna aquática.