VÍDEO: Com a Piracema começando dia 05 de novembro, PMA orienta pescadores
Trata-se da época em que os peixes migram em grande escala, nadando contra a correnteza, para se reproduzirem
PIRACEMAA Polícia Militar Ambiental do Estado de Mato Grosso do Sul (PMA-MS) informou que, a partir do dia 05 de novembro, terá início o período de piracema. Trata-se da época em que os peixes migram em grande escala, nadando contra a correnteza, para se reproduzirem. Com isso, fica proibida a captura e o transporte de peixes nativos e exóticos em todos os rios do estado até o dia 28 de fevereiro.
A PMA-MS também alerta os pescadores profissionais e os comerciantes sobre a necessidade de realizar a Declaração de Estoque de Pescado. O prazo para essa declaração vai até 07 de novembro. Aqueles que não cumprirem as determinações estarão sujeitos a penalidades legais, caracterizadas como crime e infração ambiental.
Ressalta-se a importância desse período de defeso, como é popularmente conhecido, para a conservação das espécies aquáticas. Ele é essencial para garantir que os peixes tenham um ambiente seguro para se reproduzir, assegurando assim a continuidade das espécies nos rios sul-mato-grossenses.