Carolina Marins, enviada especial | 22 de outubro de 2023 - 18h10

Eleições na Argentina: Javier Milei vota em Buenos Aires e provoca alvoroço

'Argentinos são intensos', diz eleitora do libertário, que reuniu multidão ao votar no bairro de Palermo, em Buenos Aires

ELEIÇÕES NA ARGENTINA
Milei vota no bairro de Palermo, em Buenos Aires - (Foto: AP)

O candidato libertário à presidência da Argentina Javier Milei votou neste domingo, 22, aos sons de parabéns e em meio ao intenso alvoroço provocado por seus apoiadores na entrada da Universidade Tecnológica Nacional, em Palermo. Favorito nessas eleições, dezenas de pessoas se mobilizaram para acompanhar a passagem do candidato, que forçou a polícia a criar um corredor de proteção ao candidato e paralisando o trânsito nas regiões de Palermo momentaneamente.

Emilys Tamiche, 27, votou mais cedo e um colégio eleitoral próximo e se apressou a ir ver Milei perto do meio dia. O candidato, porém, atrasou quase uma hora, indo votar quase ao mesmo tempo que sua rival, Patricia Bullrich, havia programado ir ali perto.

Emilys foi com o cachorrinho, Ferdinando, para ver o libertário, mas mal conseguiu chegar perto. O mar de gente, entre apoiadores, curiosos e jornalistas, a deixou receosa de se aproximar com o cão. De origem venezuelana, ela conta que nunca tinha visto um fenômeno como o que provoca Milei nos jovens.

Emilys Tamiche, 27, foi com o cachorrinho para ver o libertário na entrada da Universidade Tecnológica Nacional, em Palermo, mas mal conseguiu chegar perto - (Foto: Carolina Marins/Estadão)

"Eu sinto que os argentinos têm uma paixão maior, eles são intensos" afirma. "Isso me lembra quando Chávez ganhou a presidência, também movimentou um monte de gente nas ruas. Mas isso é diferente, existe um sentimento distinto."

As esquinas da rua Medrano lotaram de jovens que estavam ali só para ver Milei. Muitos ainda não tinham idade para votar e estavam acompanhados de suas mães preocupadas. Muitas crianças corriam na expectativa de ver o "peluca", seu apelido, e ficavam eufóricas ao mínimo movimento de que poderia estar se aproximando o candidato.

Pessoas mais idosas acompanhavam a situação com curiosidade, rindo do entusiasmo dos mais jovens. Quando Milei de fato chegou, alguns se assustaram com a multidão que rodeou o carro. "Isso é demais", comentou um senhor que tentava sair do meio da multidão.

Quando o candidato saiu do veículo que o trazia, em meio a um cordão formado por seus seguranças e a polícia da cidade de Buenos Aires, seus apoiadores começaram a cantar "parabéns", já que hoje é o aniversário de 53 anos do libertário.

Milei acena para jornalistas antes de depositar seu voto em um colégio do bairro de Palermo, em Buenos Aires - (Foto: Natacha Pisarenko/AP)

Priscila Vallejos Alegre, 19, estava ali com sua amiga para ver o candidato. Esta é a primeira vez que vota e escolheu Milei por propor algo diferente. "Eu já vivi nos governos anteriores e nada deu certo, por isso que eu escolho o Milei, ele propõe algo diferente".