Corrida do Pantanal tem vitória inédita de brasileiro e queniana na elite dos 15 km
Fábio teve como concorrente estrangeiro o tanzaniano Decta Bonephance, além de outros sete brasileiros
CORRIDA DO PANTANALÉ do Brasil! Neste domingo (08), pela primeira vez um brasileiro venceu uma prova de elite da corrida de rua em Campo Grande, considerando o histórico de eventos organizados pelo Sesi e pela TV Morena: Volta das Nações (2009 a 2014) e Corrida do Pantanal (desde 2022). O baiano Fábio Jesus Corrêa quebrou a hegemonia dos africanos, que haviam vencido todas as provas anteriores. Entre as mulheres, deu a queniana Scholastica Jepkemboi.
Fábio teve como concorrente estrangeiro o tanzaniano Decta Bonephance, além de outros sete brasileiros. O baiano fez uma prova tranquila e não foi ameaçado pelos demais competidores durante a maior parte do percurso. Após cruzar a linha de chegada e ter o resultado confirmado pela organização, o baiano comentou sobre o feito inédito e destacou o alto nível da Corrida do Pantanal.
"Essa vitória representa muita coisa para mim, estar no meio de estrangeiros e atletas de ponta. Muitos falam que quando tem africano, a gente não vai conseguir ganhar. Mas eu acredito que a gente também é capaz, basta acreditar, focar e treinar, porque eles treinam bastante, eles focam para isso. É uma prova boa para testar o atleta, não tem tanta curva, é boa de correr. Só pesa um pouco o declive, tem bastante sobe e desce, mas foi nota 10. Hidratação foi excelente, a organização está de parabéns", afirmou Fábio.
A queniana Scholastica Jepkemboi disse que ficou surpresa com a conquista do troféu de campeã em Campo Grande. "Essa vitória significa muito para mim. Agradeço a Deus por chegar em primeiro lugar, eu não esperava. Na África é muito difícil competir. Não é sempre que se consegue chegar em primeiro lugar. Mas aqui no Brasil eu lutei, batalhei e cruzei a linha de chegada em primeiro. Me sinto bem com isso", disse a atleta.
Resultados da Corrida do Pantanal 2023 – Atletas de elite 15 km
Masculino
1º - Fábio Jesus Correia – 47m24
2º - Wellington Bezerra da Silva – 47m37
3º - Glenison Gilbert de Carvalho – 47m49
4º - Pablo Fagundes da Costa – 47m57
5º - Ronan Moraes da Silva – 48m03
Feminino
1º - Scholastica Jepkemboi – 57m09
2º - Susane de Araújo Martins – 57m30
3º - Beatriz Leite do Nascimento – 1h04m13
4º - Gisele Bittencourt Venâncio – 1h04m22
5º - Edinara Regieli dos Santos Sanches – 01h04m44