Iury de Oliveira | 04 de outubro de 2023 - 12h22

Polícia ambiental Proprietário Rural em R$ 231 mil por Maus-Tratos a Animais

Os agentes da PMA se depararam com o rebanho, em avançado estado de desnutrição

MAUS-TRATOS
Rebanho, em avançado estado de desnutrição - (Foto: PMA)

Em uma diligência realizada no último sábado (30), a Polícia Militar Ambiental (PMA) de Rio Negro identificou graves casos de maus-tratos a animais em uma propriedade rural localizada em Corumbá. O foco da vistoria era averiguar a situação das 446 cabeças de gado que pastavam em uma vazante atualmente seca e escassa em gramíneas.

Os agentes da PMA se depararam com uma cena preocupante. O rebanho, em avançado estado de desnutrição, estava restrito a uma área de pastagem insuficiente. A gravidade da situação foi ainda mais evidente com a descoberta de mais quatro carcaças de bovino, totalizando 16 animais mortos devido à desnutrição, com alguns já enterrados na propriedade.

Ao ser contatado, o gerente da propriedade informou que uma suplementação alimentar estava prevista para chegar na semana seguinte. Contudo, diante das evidências, a PMA decidiu autuar o proprietário em R$ 231.000,00 pelos maus-tratos infligidos aos 446 animais e pela morte de 16 deles. Adicionalmente, foi emitida uma notificação para que um médico veterinário avalie a situação e determine as intervenções necessárias para estancar a mortandade.

Carcaça de alguns animais mortos

A ausência do proprietário no momento da intervenção da PMA impossibilitou seu encaminhamento à autoridade policial. No entanto, todo o material probatório será enviado à Delegacia de Polícia Civil e ao Ministério Público Estadual para as ações legais correspondentes. A comunidade aguarda por justiça e por medidas que garantam o bem-estar dos animais restantes na propriedade.