27 de setembro de 2023 - 15h45

Solenidade conclui a terceira edição do curso de proteção a dignitários do TJMS

Participaram nesta edição membros de diversas instituições como a Polícia Militar, Sejusp, Coordenadoria de Inteligência da Sejusp, Casa Militar, Ministério Público, Agepen, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal de Dourados, Polícia Penal

JUSTIÇA
Solenidade conclui a terceira edição do curso de proteção a dignitários do TJMS - (Foto: TJMS)

Terminou no final da tarde desta terça-feira, 26 de setembro, a terceira edição do Curso de Proteção e Segurança de Dignitários. Realizado pelo Tribunal de Justiça de MS, por meio de sua Assessoria Militar e em parceria com a Escola Judicial de MS (Ejud-MS), o curso contém aulas teóricas e práticas, nas quais os 41 participantes debateram temas como segurança pessoal, escolta, defesa pessoal, inteligência protetiva, direção defensiva e evasiva, e planejamento operacional.

Na solenidade de encerramento, quando os participantes receberam o brevê – símbolo do conhecimento adquirido, o Des. Dorival Renato Pavan, vice-presidente do TJMS, lembrou que o curso veio ao encontro das intenções da atual administração, que visa qualificar pessoas para atuar na proteção de dignitários.
 
“Mato Grosso do Sul está entre os estados que mais recebem autoridades do Poder Judiciário, basta lembrar os ministros do STF e do STJ, entre outros, e necessita de pessoal qualificado para garantir sua segurança. A cada edição que se realiza podemos agregar valores e conhecimentos, advindas muitas vezes dos próprios alunos e, com isso,  é possível criar um protocolo de proteção ao dignitário, permitindo que as próximas edições sejam oferecidas a partir desse protocolo. Nesta edição foram 6.150 tiros disparados, mostrando o preparo intelectual e emocional de cada participante no enfrentamento dos perigos que possam surgir na proteção de dignitários”, ressaltou Pavan.
 
O Cel Jonildo Theodoro de Oliveira, assessor militar do TJMS e coordenador do curso, lembrou que um planejamento de segurança de dignitários existe para fazer frente a um conjunto de ameaças previsíveis pela segurança, dimensionado em função direta de pessoas e grupos antagônicos, recursos, meios bélicos dos eventuais agressores que tenham a intenção de desmoralizar, sequestrar, ferir ou matar a autoridade objeto de proteção. 
 
Os 41 participantes debateram sobre diversos temas
 
“O serviço de segurança pessoal é desempenhado por seres humanos e é necessário que se trabalhe sua qualificação, por meio de treinamentos e capacitações para evitar possíveis falhas na execução do serviço. Durante o curso, os participantes tiveram instruções e obtiveram informações que serão úteis não apenas no desempenho da atividade, mas na vida pessoal e familiar. Parabéns a todos!”, afirmou. 
 
Participaram nesta edição membros de diversas instituições como a Polícia Militar, Sejusp, Coordenadoria de Inteligência da Sejusp, Casa Militar, Ministério Público, Agepen, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal de Dourados, Polícia Penal, Assessoria Militar e Assessoria de Inteligência do TJMS.
 
O objetivo principal da formação é aperfeiçoar os integrantes na função de Agente de Segurança e Proteção às Autoridades para atuação nas atividades de segurança e proteção de autoridades civis e militares, bem como suprir algumas necessidades específicas do TJMS e demais instituições de segurança pública.
 
Os participantes tiveram aulas teóricas expositivas, estudos de casos e de planejamento operacional, aulas práticas com simulação de manuseio de feridos, salvamento aquático, formação de equipes de segurança, práticas de voo, deslocamento com veículos e a pé. As aulas práticas foram realizadas em academia de artes marciais, no autódromo de Campo Grande, em estande de tiros e no aeroporto Santa Maria.