Defensoria de MS solicita gratuidade no transporte coletivo para eleição de conselheiros tutelares
Votação está marcada para o dia 1º de outubro de 2023 e Defensoria busca facilitar a participação da população no pleito
CAPITALA Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul solicitou na segunda-feira (25) a Prefeitura de Campo Grande para a disponibilização do transporte coletivo gratuito no dia das eleições de conselheiras e conselheiros tutelares, que acontecerá no próximo dia 1º de outubro de 2023.
O primeiro subdefensor público-geral, Homero Medeiros, e a coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca), defensora pública Débora Paulino, foram recebidos pela prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, para apresentar a solicitação.
"A Defensoria Pública de MS solicitou hoje que a chefe do executivo avalie a possibilidade de promover a gratuidade do transporte coletivo para as pessoas participarem da eleição, por entender que o pleito é de grande importância para toda a população e trata diretamente dos direitos da criança e do adolescente," explicou o subdefensor-geral.
Neste ano, um total de 114 candidatas e candidatos concorrem nas eleições, que ocorrem a cada quatro anos. "A concessão do transporte gratuito tornará o processo ainda mais democrático, permitindo que todas as pessoas tenham acesso aos locais de votação. A eleição para Conselhos Tutelares é a principal forma de participação da população na garantia dos direitos de crianças e adolescentes," destacou a coordenadora do Nudeca.
A eleição está regulamentada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Grande (CMDCA).
Como e onde votar - Em Campo Grande, existem 56 locais de votação distribuídos de acordo com a zona eleitoral, e os eleitores devem verificar o local correto para exercer seu voto. Para saber onde votar, os eleitores podem conferir o edital ou visitar o local de votação habitual.
Para votar, é necessário apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto. A votação ocorre das 8h às 17h.
Além dos 40 conselheiros titulares, outros 80 serão escolhidos como suplentes. Os novos membros eleitos atuarão na proteção de crianças e adolescentes no período de 2024 a 2027. A lista com os candidatos podem ser acessadas aqui.