Projeto Memórias do Judiciário do TJMS ministra palestra na E. E. Arlindo de Andrade Gomes
A ação é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e a Academia Sul-mato-grossense de Letras e visa levar à sociedade a história da justiça sul-mato-grossense.
JUDICIÁRIOPalestra do TJMS na E.E. Arlindo de Andrade Gomes. - (Foto: Reprodução/TJMS)
O Tribunal de Justiça de MS, por meio do Departamento de Gestão Documental e Memória, realizou nesta terça-feira, dia 22 de agosto, a 4ª palestra do projeto Memórias do Judiciário nas Escolas, na Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes, no bairro Lar do Trabalhador.
A ação é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED) e a Academia Sul-mato-grossense de Letras (ASL) e visa levar à sociedade, por meio de seus jovens estudantes, a história da justiça sul-mato-grossense.
O projeto Memórias do Judiciário foi efetivado mediante assinatura de termo de cooperação mútua entre as entidades acima mencionadas no dia 26 de junho de 2023, no qual ficou estabelecida a realização de palestras sobre processos com valor histórico a serem ministradas em escolas públicas estaduais de ensino médio, com a exposição dos autos físicos e de totem interativo.
Desde então já foram realizadas palestras na E. E. Joaquim Murtinho, na E. E. Lúcia Martins Coelho e na E. E. Maria Constança Barros Machado. Os estudantes dessa última instituição de ensino ainda ouviram explanação, em um dos plenários de julgamento do Tribunal de Justiça, feita pelo Des. Odemilson Roberto Castro Fassa, diretor-geral da Escola Judicial de MS (Ejud-MS), sobre sua história e carreira no judiciário durante visita que faziam ao prédio e ao Museu do Judiciário.
Ao final da palestra de ontem (22), na E. E. Arlindo da Andrade Gomes, o juiz auxiliar da presidência, César Castilho Marques, representando o presidente do TJMS, Des. Sérgio Fernandes Martins, e já em comemoração ao aniversário de Campo Grande, doou à escola painéis que contam resumidamente a vida do primeiro magistrado da capital sul-mato-grossense, além de ter respondido a questionamentos feitos pelos alunos da instituição.
Acompanharam também a ação a diretora do Departamento de Gestão Documental e Memória, Zeli Paim de Menezes Lopes Vasques, e servidores do Departamento.
Saiba mais – Conforme a parceria firmada, o TJMS comprometeu-se a localizar e separar processos para serem usados como base nas palestras e exposições, bem como indicar os servidores que falarão com os alunos.
A ASL deve acompanhar os encontros, disponibilizar materiais para os alunos e realizar uma apresentação histórica da Academia, enquanto a SED garante a indicação das escolas aptas a receberem o projeto, o cronograma de visitas, assim como designa um professor para acompanhar as exposições com o intuito de proporcionar continuidade e valer-se dos processos para trabalhar os temas apresentados de maneira lúdica.
No lançamento do projeto, a SED também anunciou que deve propor a criação de um curso técnico em Arquivologia, ciência que estuda as funções do arquivo e os princípios e técnicas a serem observados durante a atuação de um arquivista, para alunos do nível médio.