Ricardo Eugênio | 17 de agosto de 2023 - 18h45

AO VIVO: Audiência pública debate instalação de indústria de celulose da Arauco em MS

Oportunidade de US$ 3 bilhões para o estado. Saiba mais sobre esse projeto que impulsionará a economia local acompanhando a audiência, no formato virtual, que será realizada a partir das 19h, em Inocência, no leste de MS.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Carlos Altimiras, presidente da Arauco no Brasil, anuncia detalhes sustentáveis para a construção de uma fábrica de celulose em Inocência, Mato Grosso do Sul, prometendo transformar a economia local.

Em um movimento que promete transformar a economia de Mato Grosso do Sul, a multinacional chilena Arauco anuncia um investimento de US$ 3 bilhões na construção de uma fábrica de celulose no município de Inocência, região leste do estado. A iniciativa, que conta com o apoio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), está prestes a dar um novo impulso ao já promissor cenário industrial local.

Em uma audiência pública que será realizada na noite desta quinta-feira (17) no ginásio municipal de esportes Otávio Pimenta de Freitas, em Inocência, a proposta da Arauco será apresentada e será discutida a instalação da uma indústria de celulose na região. A iniciativa é do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

Confira ao vivo: 

A proposta, que envolve a produção de 2,5 milhões de toneladas de celulose e a geração de 400 MW de energia a partir de subprodutos, demonstra um compromisso com a inovação e a sustentabilidade, deixando um legado positivo para as futuras gerações.

O empreendimento também reflete a visão estratégica da Arauco. Segundo Mário José de Souza Neto, diretor de Desenvolvimento e Novos Negócios da empresa, a escolha por Mato Grosso do Sul se baseia em diversos fatores, incluindo a política de incentivo ao desenvolvimento florestal e da celulose do estado, bem como a infraestrutura logística favorável para o escoamento da produção.


Diretor de Desenvolvimento e Novos Negócios da empresa, Mário José de Souza Neto

Além disso, a planta de celulose da Arauco em MS se insere em um contexto maior, consolidando a região como um verdadeiro "Vale da Celulose". Com a Arauco se unindo a outras empresas do setor, como Suzano e Eldorado, a economia do estado ganha um novo eixo de crescimento, impulsionando não apenas a produção, mas também a exportação e a agregação de valor aos produtos.

O projeto tem o potencial de revolucionar a economia sul-mato-grossense, gerando empregos, valorizando o mercado interno e fortalecendo a posição do estado no cenário internacional. A previsão de início das obras para janeiro de 2025 reflete a determinação da Arauco em promover o desenvolvimento sustentável da região e consolidar Mato Grosso do Sul como um protagonista na indústria de celulose.

O "estado da celulose" está prestes a reescrever seu futuro, abrindo as portas para um novo ciclo de crescimento econômico e oportunidades. Com uma visão voltada para a inovação, sustentabilidade e geração de valor, a Arauco se posiciona como protagonista desse capítulo de transformação, que promete deixar uma marca duradoura na história de Mato Grosso do Sul.