Carlos Ferreira | 15 de agosto de 2023 - 16h50

Casos confirmados de dengue e chikungunya em MS crescem de uma semana para outra

Em uma semana, números de confirmações sobem e indicam a necessidade de maior atenção à prevenção e combate

BOLETIM
Cuidados para evitar a dengue - (Foto: Fernando Frazão)

O boletim epidemiológico divulgado hoje (15) pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul colocou em evidência o aumento nos casos de dengue e chikungunya no Estado. Em apenas uma semana, houve um acréscimo nos casos confirmados e prováveis de ambas as doenças.

De acordo com os números, na última semana, eram registrados 37.498 casos de dengue. Já no boletim de hoje, este número saltou para 37.915, representando um aumento de 417 casos em apenas sete dias. Quanto à chikungunya, também houve um crescimento: foram de 1.233 casos na semana anterior para 1.249 nesta semana.

 

No que diz respeito aos casos prováveis, o cenário também não é animador. A chikungunya, que apresentava 4.780 casos prováveis na última semana, agora registra 4.799, um incremento de 19 casos. No caso da dengue, o salto foi de 47.667 para 47.867, somando 200 novos casos prováveis em uma semana.

Apesar do aumento nas confirmações e nos casos prováveis, não foram registrados óbitos por nenhuma das doenças na última semana.

Sintomas - Especialistas recomendam que, ao identificar sintomas comuns das doenças, como febre, dores no corpo e manchas vermelhas, o cidadão procure imediatamente um serviço de saúde, garantindo diagnóstico precoce e tratamento adequado. A rápida ação pode evitar complicações. Confira o boletim completo da pasta: