Crea Mato Grosso do Sul comemora 30 anos
ComemoraçãoO Sistema Confea/Crea foi criado em 1933, com o objetivo de, por meio da fiscalização, proteger a sociedade de possíveis danos causados por trabalhos não legalizados e por profissionais não habilitados para o exercício das atividades da engenharia, arquitetura e agronomia.
A divisão do Estado, em 1977, trouxe a necessidade de criação de diversas entidades, instituições e autarquias para Mato Grosso do Sul.Nesta época, a região sul de Mato Grosso possuía apenas uma delegacia do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), localizada em Campo Grande, e que era responsável por cerca de 80% da arrecadação desse Regional.
Quando da divisão do estado, um grupo de profissionais, liderado pelo arquiteto Jurandir Santana Nogueira, reuniu-se com o objetivo de criar o Crea que integraria engenheiros, arquitetos, engenheiros agrônomos, geógrafos, geólogos, meteorologistas, tecnólogos e técnicos agrícolas e industriais do recém criado Mato Grosso do Sul. A instalação do Crea-MS ocorreu através da Resolução nº 263 do Conselho Federal e sua instalação deu-se em 13 de dezembro de 1979.
Sede do CREA-MS
Rua Sebastião Taveira, 272 - Campo Grande/MS
Comemorações
Para comemorar essas três décadas de trabalho em defesa da sociedade sul-mato-grossense, o Crea-MS realiza nesta semana, em que também se comemora o Dia do Engenheiro e do Arquiteto (11/12) uma série de ações. Na quarta-feira (9), a partir das 9h, na sede do Conselho em Campo Grande, acontecem diversas homenagens aos profissionais da engenharia, arquitetura e agronomia.
As salas de reuniões das Câmaras Especializadas receberão nome de profissionais que deixaram marcados seu trabalho na história de desenvolvimento do Estado: engenheiro agrônomo Arnaldo Estevão de Figueiredo, engenheira civil Vera Lúcia Lanteri Pierezan, engenheiro civil Fauze Scaff Gattass Filho, engenheiro eletricista Waldevino Timóteo de Souza e arquiteto Eudes Costa.
A partir das 18h30, na quarta-feira, o Plenário do Conselho registra homenagens a profissionais e empresas de destaque: as empresas Construcampo Engenharia, Equipe Engenharia e Pactual Construções e os engenheiros civis Natal Silveira de Carvalho, Álvaro Correa Ribeiro, Ricardo Schettini Figueiredo, Wilson Cabral Tavares, Múcio José Ramos Teixeira, Angelo Roberto Latini, Wilson Delgado, o engenheiro eletricista Celso Higa, e a arquiteta e urbanista Ana Cristina Rezende Ferreira Bressa.
Eng. Civil Jary de Carvalho e Castro
Para o presidente do Crea-MS, engenheiro Jary Castro, “esta é a melhor forma de reconhecer a contribuição dos profissionais que se destacam pelos serviços prestados a Mato Grosso do Sul”.
Durante todo o ano de 2009, dezenas de profissionais foram homenageados na Caravana integração, que percorreu as principais cidades de Mato Grosso do Sul, e ainda durante as sessões plenárias do Regional.