Projeto que inclui o Arraiá da ALEMS no calendário de eventos deve ser votado hoje
Também deve ser votada proposição da Mesa Diretora, com aprovação das contas do Governo
ORDEM DO DIACinco propostas devem ser analisadas e votadas na manhã desta quarta-feira (9) durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Entre os projetos, está o que inclui o Arraiá da ALEMS no calendário oficial de eventos do Estado. Também deve ser votada proposição da Mesa Diretora, com aprovação das contas do Governo, e matérias de parlamentares, relacionadas à cultura e educação, à saúde e ao direito dos idosos.
Em primeira discussão, está prevista a votação do Projeto de Lei 185/2023, que prevê a realização, todos os anos, do Arraiá da ALEMS. A proposta, de autoria do deputado João César Mattogrosso (PSDB) e coautorias dos outros 23 parlamentares, estabelece que a festa ocorrerá no mês de junho. Neste ano, na primeira edição, houve participação aproximada de 1,2 mil pessoas.
Também deve ser votado nesta terça-feira o Projeto de Decreto Legislativo 18/2023, da Mesa Diretora, que aprova o Balanço Geral do Estado referente ao exercício econômico-financeiro de 2020. De acordo com a legislação, a o Legislativo deve julgar anualmente as contas apresentadas pelo governador e apreciar os relatórios sobre planos de governo. O projeto estava pautado para a sessão de ontem. Mas houve pedido de vista. A votação será em discussão única
Pautados para segunda discussão, estão os outros três projetos. Entre eles, está o Projeto de Lei 176/2022, de autoria do ex-deputado Evander Vendramini e Antonio Vaz (Republicanos). A proposta institui a meia-entrada para professores da rede pública estadual de ensino em estabelecimentos de entretenimento.
Também de autoria de Evander Vendramini e Antonio Vaz, o Projeto de Lei 230/2022 também deve ser votado. A proposição cria a “Semana de Sensibilização à Doença Neurofibromatose”, a ser realizada, anualmente, na semana que compreende o dia 17 de maio.
Os parlamentares devem votar, ainda, o Projeto de Lei 85/2023, de autoria do deputado Jamilson Name (PSDB). A proposição trata sobre a obrigatoriedade de assinatura física das pessoas idosas em contratos de crédito, firmados por meio eletrônico ou telefônico.
Serviço
As sessões são realizadas no Plenário Deputado Júlio Maia, a partir das 9h, e podem ser acompanhadas presencialmente ou pela transmissão ao vivo dos canais oficiais da Casa de Leis: TV ALEMS, Rádio ALEMS, Portal da ALEMS, Youtube e Facebook.