Com aumento significativo, MS registra nova morte por dengue
Boletim epidemiológico destaca aumento significativo de casos e óbitos pela doença no estado
BOLETIMSegundo o boletim epidemiológico divulgado hoje (25) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta terça-feira (25), Mato Grosso do Sul registrou mais uma morte por dengue na última semana. Dessa vez, trata-se de um idoso, 91, morador de Bataguassu, que morreu no dia 13 de julho.
A pasta confirmou o óbito ontem, e segundo informações do prontuário do paciente, ele tinha hipertensão arterial como comorbidade.
Mato Grosso do Sul já tem contabilizado 34 mortes pela doença desde o começo do ano, com 36.634 casos confirmados e 48.088 casos prováveis. Os números ainda devem subir, já que outros dez óbitos estão sob investigação.
Vale lembrar que em Campo Grande, os casos notificados de dengue tiveram uma redução de mais de 80%, considerando o comparativo entre os dois últimos meses do ano.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Gerência Técnica de Endemias, ligada a Coordenadoria Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), no mês de maio foram notificados 2.605 casos de dengue no município. Em junho, foram 464 notificações, o que representa uma queda de aproximadamente 82%. Algumas notificações pendentes ainda devem ser lançadas, no entanto, não deverá haver alteração significativa em relação ao quantitativo total.
Conforme o boletim, durante todo o ano (01 de janeiro a 05 julho), foram notificados 13.391 casos e quatro óbitos por dengue em Campo Grande. No mesmo período, foram notificados 52 casos de zika e 109 de chikungunya.