Da Redação | 29 de maio de 2023 - 07h50

Última parcela do IPVA 2023: Pix traz praticidade e agilidade aos contribuintes de MS

Contribuintes têm até 31 de maio para quitar o imposto e podem aproveitar a nova opção de pagamento oferecida pela Secretaria de Estado de Fazenda

IPVA 2023
Trânsito de Dourados - (Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul se prepara para a reta final do calendário de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2023. Os proprietários de veículos têm até o dia 31 de maio para efetuarem o pagamento da última parcela do imposto. E para facilitar a vida dos contribuintes, a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) oferece uma nova opção de pagamento: o PIX.

O PIX, sistema desenvolvido pelo Banco Central que permite transações financeiras em tempo real, chega como uma alternativa prática e ágil para o pagamento dos débitos estaduais. Ao optar por essa modalidade, o prazo para a baixa do débito é reduzido significativamente, de até 24 horas para apenas 5 minutos. O retorno bancário é instantâneo, garantindo uma experiência de pagamento descomplicada aos contribuintes sul-mato-grossenses.

Diferente dos métodos tradicionais, o PIX aceita pagamentos realizados por qualquer pessoa física ou jurídica que possua uma conta em uma instituição financeira ou instituição de pagamento, incluindo os bancos digitais, desde que sejam participantes do sistema. Essa flexibilidade permite que os contribuintes aproveitem a praticidade oferecida pela tecnologia para quitar seus débitos sem complicações.

Vale ressaltar que as regras de horário e valor para as transações seguem as determinações do Banco Central. A opção de pagamento via PIX consta no contrato de prestação de serviço firmado entre o Governo do Estado e o Banco do Brasil, garantindo a segurança e a confiabilidade das operações.

Além disso, o pagamento do IPVA é fundamental para o desenvolvimento do Estado e dos municípios. Metade do montante arrecadado é destinado às prefeituras das cidades onde os veículos foram emplacados, contribuindo para investimentos em áreas como infraestrutura, saúde e educação.