Advogada destaca sustentabilidade da agropecuária brasileira no Showtec 2023
No Showtec 2023, Samanta Pineda e outras mulheres enfatizaram a sustentabilidade no agro brasileiro e seu papel vital como provedor de insumos ambientais necessários ao planeta.
SHOWTEC 2023No Showtec 2023, evento anual que acontece na cidade de Maracaju e que apresenta inovações tecnológicas para o setor agropecuário, a advogada Samanta Pineda destacou o papel crucial da agropecuária brasileira como fornecedora de insumos ambientais que o planeta precisa. Ela mencionou iniciativas já praticadas no campo, como o uso de sistemas de integração, plantio direto, fixação de carbono, bioinsumos, além das vastas Áreas de Preservação Permanente e Reservas Legais.
"A sustentabilidade é superimportante, principalmente nesse momento geopolítico mundial, em que temos falta de comida no planeta, crise de energia, crise climática e todo o mundo querendo uma economia de baixo carbono. E o agro brasileiro pode oferecer tudo isso", pontua Samanta. Ela ressalta que a forma de produção do Brasil é sustentável por si só e que o agro brasileiro pode ser o fornecedor dos principais insumos e serviços que o planeta precisa.
A diretora corporativa da Agrícola Kanadá, Roberta Barrios, lançou um livro durante o Showtec que trata não só de sustentabilidade, mas do papel da mulher no desempenho dessa agropecuária sustentável. O livro, intitulado "O agro é delas, a força da mulher no agro", apresenta 26 protagonistas, 26 mulheres, que incentivam carreiras, o desenvolvimento humano e a profissionalização dentro do agronegócio brasileiro.
Ana Nery Terra Souza, vice-presidente da Associação de Olho no Material Escolar, questionou as informações que desenham um agro não sustentável. Ela defende a necessidade de trazer a verdade sobre o agronegócio moderno para dentro do material escolar. Para isso, a associação está em parceria com a ESALQ para chancelar todas as informações ligadas ao setor.
Samanta Pineda destaca que a credibilidade dos dados ligados ao agronegócio é uma questão séria que precisa ser olhada com sensibilidade. "É uma fragilidade do nosso agro. A falta de produção de dados, número de rebanho, número de setores, quanto a gente produz, de que forma a gente produz, é superimportante nós termos esses dados confiáveis, atualizados pra que as acusações que a gente sofre sejam rebatidas com dados", finaliza Samanta.
O Showtec é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul).