Ricardo Eugênio | 21 de maio de 2023 - 07h50

Não perca o prazo: Última parcela do IPVA deve ser paga até 31 de maio

Não recebeu ou perdeu o boleto? Acesse o canal de atendimento online e obtenha a segunda via

ÚLTIMA PARCELA
Atenção às regras: Pagamentos via PIX são aceitos por qualquer instituição financeira participante, proporcionando mais opções aos contribuintes - (Foto: Bruno Rezende)

Os proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul devem ficar atentos ao prazo de vencimento da 5ª e última parcela do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2023, que ocorrerá no dia 31 de maio.

Caso você não tenha recebido ou tenha perdido o boleto de pagamento, é possível obter a segunda via de forma rápida e fácil. Basta acessar o canal de atendimento na internet pelo site www.autoatendimento.ms.gov.br/ipva.

A arrecadação proveniente do IPVA é de extrema importância para o desenvolvimento do Estado e dos municípios. Metade do montante arrecadado é destinado às prefeituras das cidades onde os veículos foram emplacados, possibilitando investimentos em áreas essenciais.

Uma novidade deste ano é que todos os débitos estaduais, incluindo o IPVA, podem ser pagos por meio do PIX. Esse sistema desenvolvido pelo Banco Central permite operações financeiras em tempo real, tornando o processo de pagamento mais simples e ágil. A iniciativa da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) tem como objetivo desburocratizar e facilitar o acesso aos serviços, proporcionando mais comodidade no dia a dia das pessoas.

Optando pelo pagamento via PIX, o prazo para a baixa do débito é reduzido significativamente, de até 24 horas para, no máximo, 5 minutos, graças à rapidez do retorno bancário instantâneo.

O pagamento por PIX pode ser realizado por qualquer pessoa física ou jurídica que possua uma conta em uma instituição financeira ou instituição de pagamento, inclusive bancos que não são conveniados com o Governo do Estado, como os bancos digitais, desde que sejam participantes do PIX.

É importante ressaltar que existem regras determinadas pelo Banco Central em relação aos horários e limites de valores para realizar as transações. O pagamento por PIX está amparado pelo contrato de prestação de serviços firmado entre o Governo do Estado e o Banco do Brasil.

Portanto, não deixe de efetuar o pagamento da última parcela do IPVA até o dia 31 de maio, e aproveite a comodidade oferecida pelo PIX para agilizar essa obrigação fiscal. Assim, você contribui para o desenvolvimento do seu Estado e garante a regularização do seu veículo.