Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade: Conheça os espaços inclusivos em Campo Grande
Bioparque Pantanal, Museu das Culturas Dom Bosco e Biblioteca Estadual Isaías Paim oferecem experiências acessíveis e enriquecedoras para todos os visitantes em Campo Grande
TURISMO INCLUSIVONo Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade, celebrado em 20 de maio, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul reforça seu compromisso com a implementação de políticas públicas inclusivas para pessoas com deficiência. A subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Telma Nantes de Matos, destaca a importância da acessibilidade como um caminho para a inclusão, ressaltando os esforços do governo em tornar os espaços cada vez mais acessíveis.
Entre os destaques desse compromisso está o Bioparque Pantanal, que se orgulha de seu projeto "Bioparque para todos, iguais na diferença". Esse complexo exemplar busca oferecer uma experiência única, garantindo acesso à informação e conhecimento em todos os aspectos. Desde o atendimento até a visitação, o parque proporciona uma experiência inclusiva e enriquecedora para pessoas com deficiência e todos os visitantes.
Bioparque Pantanal: Um convite à inclusão no Dia Mundial da Acessibilidade.
Outra opção imperdível em Campo Grande é o Museu das Culturas Dom Bosco, que apresenta iniciativas de acessibilidade para atividades de visitação aos espaços expositivos e didáticos de seu rico acervo. O projeto "Libras no Museu" permite que os visitantes conheçam um pouco da coleção etnográfica em exposição, oferecendo uma experiência enriquecedora e inclusiva.
Para os amantes da leitura, a Biblioteca Estadual Dr. Isaías Paim é uma parada essencial. Além de já ter sediado cursos sobre o sistema braille e língua brasileira de sinais, a biblioteca oferece o Espaço Acessível, com mais de mil livros em braille e recursos como impressora braille, máquina perkins, lupa para baixa visão e teclado colmeia para mobilidade reduzida. O espaço visa proporcionar a todos os visitantes uma experiência de leitura inclusiva e acessível.
Biblioteca Estadual Isaías Paim: Um universo de conhecimento ao alcance de todos
No Dia Mundial da Acessibilidade, a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc) destaca esses três lugares em Campo Grande como destinos acessíveis e convida tanto pessoas com deficiência quanto todos os cidadãos a conhecê-los e desfrutar de suas experiências inclusivas.
Mato Grosso do Sul se destaca na promoção da acessibilidade em três locais imperdíveis.
"A acessibilidade é boa para todas as pessoas e deve ser um compromisso de todos nós, não só para as pessoas com deficiência, mas também para idosos, pessoas com dificuldades de locomoção e crianças. Precisamos desenvolver este olhar para a acessibilidade como uma necessidade básica, a garantia do direito de ir e vir", ressalta a subsecretária Telma Nantes de Matos.
Serviço
Bioparque Pantanal
Hora Local Entrada 8h30 às 12h Avenida Afonso Pena 6.001 Gratuita, com agendamento 13h30 às 17h30Museu das Culturas Dom Bosco
Hora Local Entrada 13h30 às 16h30 Avenida Afonso Pena, 7.000 - Parque das Nações Indígenas GratuitaBiblioteca Estadual Dr. Isaías Paim
Hora Local Entrada 8h às 13h Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 – Centro Gratuita