brunaneveskaspary | 08 de maio de 2023 - 09h45

Campo Grande tem mais de 70 locais abertos durante todo o dia para vacinação

Atendimento acontece durante a manhã e tarde

CAPITAL
Vacinação contra a gripe - (Foto: ABrasil)

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), disponibiliza mais de 70 locais para vacinação nas sete regiões urbanas e distritos do município. O atendimento acontece durante a manhã e tarde.

Além da campanha de vacinação contra a Gripe e da Covid-19, as unidades básicas e de saúde da família (UBSs e USFs) disponibilizam também todas as vacinas dos calendários da gestante, criança,  adolescente, adulto e idoso.

Até o momento, a vacinação contra a Gripe segue disponível em Campo Grande somente para os públicos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A previsão é de que até o dia 15 de maio a vacinação seja liberada para toda a população, seguindo resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Devem se vacinar os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias pós-parto, caminhoneiros, população indígena, profissionais das forças armadas, profissionais das forças de segurança e de salvamento, trabalhadores da educação, trabalhadores do serviço rodoviário de transporte de passageiros, população com deficiências permanentes, população com comorbidades, profissionais do sistema penitenciário, profissionais portuários, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

Conforme o mais recente relatório disponibilizado no dia 02 de maio pelo Serviço de Imunização da Sesau ,  a maior procura continua entre os idosos de 60 anos ou mais.

Até o momento, 36.668 pessoas pertencentes a este público foram vacinadas, ou 27,22% do quantitativo populacional estimado em 134,7 mil pessoas.

Nesta terceira parcial, os Trabalhadores da Saúde aparecem em segundo lugar no percentual de vacinados, com 24,52% de um público estimado em 29.721

Ao todo foram vacinadas 61.423 pessoas pertencentes a todos os públicos prioritários, o que representa 18,12% de um público estumado em 339 mil pessoas.

Na última campanha a cobertura foi muito abaixo do recomendado, que é de pelo menos 90% para cada um dos públicos. Em 2022, apenas 43,4% de todo o público-alvo buscou pela vacinação.

 A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades de saúde da Capital protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe. 

Durante a semana, a vacinação está disponível durante todo o dia (manhã e tarde) em mais de 70 unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF). Aos sábados e feriados, o município tem realizado plantão de vacinação em ao menos três unidades referenciadas, além de ações itinerantes em locais de grande circulação de pessoas, como os shoppings.