Ricardo Eugênio | 04 de maio de 2023 - 19h52

Coruja ameaçada de extinção é resgatada em chácara de Campo Grande

Coruja passará por tratamento especializado para recuperar asa ferida

PMA
Morador de chácara aciona PMA após encontrar coruja ferida margeando a MS-040 - (Foto: Divulgação/PMA)

A natureza nos reserva muitas surpresas, e uma delas foi encontrada nesta quarta-feira (3) em uma chácara na região de Campo Grande. A Polícia Militar Ambiental (PMA) resgatou uma coruja de grande porte, da espécie murucututu-de-barriga-amarela, que é considerada ameaçada de extinção pela lista brasileira de espécies em risco.

A ave é realmente impressionante: pode chegar a medir até 52 centímetros, sendo uma das maiores corujas do mundo. Infelizmente, ela foi encontrada com um ferimento na asa, o que pode ter comprometido sua capacidade de voo. O resgate foi feito após o morador da chácara avistar a ave, que estava margeando a MS-040, cerca de 12 km da Capital, na saída para o município de Santa Rita do Pardo.


Polícia Ambiental salva coruja de grande porte e reforça a importância da preservação da fauna brasileira. (Foto: Divulgação/PMA) 

Os oficiais da PMA, com muita habilidade, usaram uma luva especial para capturar a coruja, que foi imediatamente levada para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) para receber os cuidados necessários. Agora, ela passará por um tratamento especializado para recuperar a asa e, em seguida, será reintroduzida em seu habitat natural.

O resgate da coruja de grande porte, que é considerada um símbolo da sabedoria, é uma vitória para a preservação da fauna brasileira e um exemplo da importância da união de esforços para proteger nossas espécies em risco. A atuação da PMA é essencial para manter o equilíbrio ecológico, além de garantir que nossas futuras gerações possam desfrutar da beleza e da diversidade da fauna e da flora de nosso país.