Diretoria da OAB/MS conhece eficiência da Central do Processamento Eletrônico do TJMS
Advogados recebem manual da CPE para melhorar comunicação com a justiça de MS
JUSTIÇANa tarde desta quinta-feira (30), a diretoria da OAB/MS visitou o Centro Integrado de Justiça (Cijus) para conhecer de perto o funcionamento da Central do Processamento Eletrônico (CPE), uma das maiores e mais exitosas experiências do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul. O presidente do TJMS, Des. Sérgio Fernandes Martins, acompanhado do juiz diretor da CPE, Olivar Augusto Roberti Coneglian, recepcionou os representantes da advocacia. Durante a visita, os visitantes conheceram o funcionamento da CPE e não esconderam a admiração pela forma eficiente, célere e eficaz de a justiça oferecer ao jurisdicionado uma prestação jurisdicional.
A CPE do TJMS é reconhecida nacionalmente como formato do futuro no processamento das ações, em uma simbiose entre Central e Cartórios. Em 2022, a CPE assumiu em curto período de tempo o processamento das ações de 57 varas, passando a compartilhar a responsabilidade com 99% de todos os cartórios do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul. O projeto pioneiro no Brasil começou a chamar a atenção de outros tribunais, que constantemente visitam o Poder Judiciário de MS em busca de mais detalhes sobre o funcionamento do cartório 100% eletrônico que já foi copiado em vários estados brasileiros.
O presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, recebeu um manual, com normas e procedimentos da CPE, permitindo que os advogados ainda não familiarizados com o trabalho do chamado ‘cartório do futuro’, sejam entendidos e sirvam de canal para melhorar a comunicação entre a classe advocatícia e a justiça de MS. A presença do juiz diretor da CPE na reunião ordinária do conselho da OAB, nesta sexta-feira (31), segue as diretrizes da atual administração do TJMS para reforçar os laços entre os atores na prestação jurisdicional.