02 de dezembro de 2009 - 16h32

Reforço na estrutura dos bombeiros inclui equipamentos modernos

Investimento
Edemir Rodrigues

  Paralelo à frota, os investimentos promovidos pelo governo no Estado na estrutura do Corpo de Bombeiros inclui equipamentos.  Além de bem treinados, os bombeiros contam nos últimos três anos com melhores condições de colocar os conhecimentos a serviço da missão que é lema da corporação – “Vidas alheias e riquezas a salvar”.

  O comandante da corporação, coronel Ociel Ortiz Elias, destaca a grande aquisição de peças de proteção como capas e capacetes, essenciais para ações em situações de incêndio ou intempéries. “Trouxemos máscaras de respiração autônoma para uso em ambiente com fumaça; investimos em equipamentos de mergulho e compressores para recarregar essas máscaras”, exemplifica o comandante.

 Em cidades com maiores índices de afogamento, ter os compressores próximos significa ganhar um tempo precioso no trabalho de resgate. “Antigamente, chegava a ser necessário mandar os equipamentos para serem recarregados em Campo Grande. Hoje não, em uma ocorrência em Coxim, por exemplo, enquanto as equipes trabalham, o compressor fica funcionando no quartel, e ali mesmo refaz o carregamento”, explica Ociel.

 Uma das mais recentes aquisições foram cinco conjuntos de roupas de proteção química, capaz de proteger contra até cinco tipos de gás – um investimento de cerca de R$ 104 mil. Esta semana, militares da Capital e Interior passaram por treinamento para uso desse novo equipamento.

 Outro avanço destacado pelo comandante é o investimento feito em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. O repasse mensal que equivale a quase R$ 1 milhão/ ano é todo investido me Atendimento Pré-Hospitalar. “Nossas unidades de atendimento têm hoje os melhores equipamentos para esse trabalho, contando até com desfibrilador. Antes havia dificuldade de repor material de consumo, como luvas, manta para queimados, por exemplo. Hoje temos um bom estoque, e conseguimos atender à Capital e o Interior”.