Da Redação | 15 de março de 2023 - 07h05

Ex-prefeito de Dourados morre em SP após longa luta contra o câncer

José Elias lutava contra câncer há anos e estava internado em São Paulo

LUTO
José Elias lutava contra câncer há anos e estava internado em São Paulo - (Foto: Divulgação)

Na manhã desta quarta-feira (15), o ex-prefeito de Dourados, José Elias Moreira, faleceu aos 82 anos em São Paulo. Ele lutava contra um câncer que atingiu sua próstata, pulmões e pâncreas há vários anos.

José Elias estava internado há cerca de um mês na capital paulista, onde se tratava do câncer, além de enfrentar uma pneumonia antes do Carnaval. Ainda não há informações sobre o funeral, mas o corpo será transladado para Dourados.

Além de ter sido prefeito de Dourados, cidade localizada no Mato Grosso do Sul, José Elias também foi deputado federal Constituinte, tendo exercido um importante papel na política brasileira.

José Elias deixa a esposa Adenil Moreira e três filhos: José Elias Moreira Jr, Lidiane Carneiro Moreira Costa e Joaquim Elias Moreira e ainda seis netos. José Elias Moreira também era tio do nosso vice-prefeito de Dourados, Guto Moreira.

José Elias foi prefeito de Dourados pelo PDS, no período de 1977 a 1982, quando renunciou ao mandato para disputar o Governo do Estado nas primeiras eleições diretas, em 1982.

Ex-deputado federal (PDS/PTB), integrou a Assembleia Nacional Constituinte no mandato de 1987-1990 e foi reeleito para o mandato 1991/1994. Foi também secretário estadual de Meio Ambiente no segundo mandato do ex-governador Zeca do PT e secretário de Planejamento na administração da prefeita Délia Razuk.

A morte de José Elias Moreira é uma perda significativa para seus amigos e familiares, além de ter deixado uma marca na política do Mato Grosso do Sul. Sua contribuição para a cidade de Dourados e para o país como um todo sempre será lembrada.

*Matéria atualizada às 10h50 para o acréscimo de informações.