08 de março de 2023 - 19h07

Conheça as ações da Secretaria de Assistência Social de Paranhos em prol do bem-estar da população

Secretária de Assistência Social de Paranhos compartilha desafios e conquistas em entrevista na rádio local

ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PARANHOS
Roseli Maccari, Secretária de Assistência Social de Paranhos, destaca trabalho em equipe e necessidade de eleições no Conselho Tutelar em entrevista na rádio - (Foto: Reprodução)

Na entrevista concedida pela Secretária de Assistência Social do município de Paranhos, Roseli Maccari, ao programa Conexão 88, da rádio Band FM Paranhos, apresentado por Maurício Silva, na última terça-feira (07) foram discutidos diversos assuntos relacionados às ações e desafios da Secretaria de Assistência Social no município.
Roseli ressaltou a dificuldade e complexidade do trabalho da assistência social, já que lidam diretamente com o povo e suas particularidades, e muitas vezes não conseguem atender a todas as demandas. Ela destacou que é um setor em que é impossível separar o profissional do emocional, especialmente quando se trata de crianças e adolescentes que precisam de ajuda.

Além disso, a Secretária mencionou a importância do Conselho Tutelar, que faz parte da Secretaria de Assistência Social, e que terá eleições em outubro deste ano. Ela enfatizou a necessidade de ter pessoas dedicadas e empenhadas na função, que tenham amor pelo trabalho e queiram fazer o melhor possível.

Sobre o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Roseli explicou que o serviço oferece diversos programas importantes, como o Bolsa Família, o programa Criança Feliz para gestantes e crianças de 0 a 3 anos.

Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é o órgão responsável por atender casos de violência doméstica, violência contra a mulher, abuso infantil, violência contra a criança e o adolescente. A equipe trabalha em sigilo, e a cada 15 dias, nas sextas-feiras, os idosos frequentadores do Centro de Convivência do Idoso participam de um bailão com música, café da manhã, almoço, jogos, sorteio de prêmios e bingo.

Roseli também explicou o processo de entrega de fichas para a população durante a distribuição de peixes, que neste ano está mais burocrático para evitar fraudes. As entregas estão sendo feitas de forma organizada, com um sistema que permite o controle das fichas entregues.

A Secretária ainda destacou a inauguração da sala de informática no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com 15 computadores adquiridos por meio de uma emenda parlamentar. As crianças terão acesso a oficinas de crochê, bordado, pintura, educação física, jogos e aulas de música. O objetivo é oferecer oportunidades e contribuir para o desenvolvimento das crianças do município.

Em relação à distribuição de peixe e carne para as famílias, a Secretária explicou que o processo de entrega de fichas foi mais burocrático este ano, visando evitar que uma pessoa fique com mais de uma ficha e outra pessoa fique sem. As entregas estão sendo feitas de forma organizada, com um sistema que permite o controle das fichas entregues, garantindo que as famílias mais vulneráveis sejam atendidas. 
Ao final da entrevista, a Secretária destacou a importância de valorizar as mulheres, especialmente no Dia Internacional da Mulher, que seria celebrado no dia seguinte. Ela agradeceu a todas as mulheres que fazem parte da sua equipe e que estão nas ruas fazendo um trabalho maravilhoso de casa em casa.