Elton Pereira | 08 de março de 2023 - 15h00

Mulheres ganham espaço no setor florestal e se destacam na Bracell

Bracell reforça compromisso com equidade de gênero e empodera mulheres no setor florestal

DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Alessandra de Lima Silva: da salgadeira à operadora de máquina florestal na Bracell - Foto: Divulgação

No dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, empresas e organizações de todo o mundo renovam seus compromissos com a igualdade de gênero e com a promoção do empoderamento feminino. No setor florestal, a Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, é um exemplo de companhia que vem trabalhando para a inclusão das mulheres em todas as áreas de atuação.

A Bracell tem como um de seus valores o incentivo ao aprendizado como ferramenta para a melhoria contínua, e durante o mês de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a companhia reforça a participação de mulheres no agronegócio, setor que antes era composto predominantemente por homens. Mulheres como Alessandra de Lima Silva, operadora de máquina florestal, Maria Fernanda Vieira Rocha, pesquisadora de Tecnologia da Madeira, e Letícia Duron Cury, analista de Qualidade Florestal, são exemplos de profissionais que encontraram no setor florestal uma oportunidade para crescimento profissional.


A Bracell tem como um de seus valores o incentivo ao aprendizado como ferramenta para a melhoria contínua

A empresa é signatária do Pacto Global da ONU e se compromete voluntariamente com os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e com a agenda de promoção do empoderamento feminino por meio das WEP’s (Women's Empowerment Principles – Princípios de Empoderamento das Mulheres). Os WEPS são um conjunto de diretrizes que oferece orientação às empresas sobre como promover a igualdade de gênero no local de trabalho, no mercado e na comunidade.

Além disso, a Bracell recentemente aderiu à RMF (Rede Mulher Florestal), uma organização independente e pioneira que promove ações para a equidade de gênero com foco na inclusão de mulheres no setor. A RMF fundada em 2018, passou a promover a discussão de gênero e promover o respeito a diversidade e a igualdade de oportunidades para o público feminino no setor.


Além disso, a Bracell recentemente aderiu à RMF (Rede Mulher Florestal), uma organização independente e pioneira que promove ações para a equidade de gênero com foco na inclusão de mulheres no setor

As mulheres interessadas em integrar o time da companhia podem conferir as vagas disponíveis no setor florestal no site da empresa. São mais de 500 oportunidades, como: Operador (a) de Máquina de Terraplanagem, Motorista Transporte de Carga, Especialista em Estradas (Silvicultura), Operadoras(es) de Máquinas Florestais I (Trainee), Engenheira(o) de Projetos Florestais e Encarregada (o) de Viveiro.