Da Redação | 27 de fevereiro de 2023 - 15h40

Devido baixa cobertura, público para bivalente em Três Lagoas será ampliado

A cidade recebeu 4.122 doses que vão abastecer o estoque das Unidades de Saúde

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19
Três Lagoas lidera o ranking de exportações do Mato Grosso do Sul - (Foto: Divulgação)

A partir desta terça-feira (28), será ampliado o público-alvo da vacina bivalente Pfizer contra Covid-19 em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) de Três Lagoas, a 350 km de Campo Grande. Mais três grupos prioritários serão incluídos nesta etapa, informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Agora além de pessoas acima de 70 anos de idade, comunidades indígenas, ribeirinhas, quilombolas, pessoas acima de 12 anos residentes ou que trabalham em instituições de longa permanência (ILP) e imunocomprometidos, também farão parte desta fase aqueles com 60 a 69 anos, gestantes, puérperas (com até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde.

Outro critério para receber o imunizante é ter tomado a última dose contra a Covid-19 – monovalente – há pelo menos quatro meses. A cidade recebeu 4.122 doses que vão abastecer o estoque das Unidades de Saúde.

De acordo com a Central de Imunização da SMS, a taxa de cobertura da vacina bivalente está baixa: das 1.092 doses recebidas para a primeira etapa da campanha, apenas 348 foram aplicadas, 39% de adesão.

Visando aumentar a taxa de cobertura, a Prefeitura de Três Lagoas está promovendo ações para incentivar a vacinação. Nesta segunda-feira (28), será disponibilizado um ponto de vacinação no Shopping Três Lagoas, das 18h às 21h, para o público-alvo da campanha. 

O primeiro paciente que recebeu a vacina nas USFs da cidade, foi Prentice de Lima Vieira , de 79 anos, no dia 15 deste mês, o munícipe tem a Unidade do São Carlos/Joel Neves como referência e procurou o posto, nas primeiras horas que o imunizante foi disponibilizado para a população, demonstrando a preocupação em se proteger contra a Covid-19.