Campeã do desfile das escolas de samba de Corumbá será escolhida hoje
A apuração das notas dos desfiles ocorre a partir das 16h e será coordenada pela Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá)
INTERIORCorumbá, a 450 km de Campo Grande, define hoje (22) a grande campeã do Carnaval 2023. A apuração das notas dos desfiles ocorre a partir das 16h e será coordenada pela Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá).
Na primeira noite, no domingo (19), as escolas Caprichosos de Corumbá, Mocidade Independente da Nova Corumbá, Império do Morro, Marquês de Sapucaí e Acadêmicos do Pantanal se apresentaram. Já na segunda noite, na segunda-feira (20), as escolas Estação Primeira do Pantanal, Imperatriz Corumbaense, Unidos da Major Gama, A Pesada e Unidos da Vila Mamona levaram um pouco mais da cultura sul-mato-grossense aos presentes.
Unidos da Major Gama homenageou Dourados - (Foto: Clóvis Neto)
De acordo com a Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco), oito quesitos, com dois jurados cada, estiveram sob avaliação: bateria; samba-enredo; fantasias; alegorias; enredo; comissão de frente; mestre-sala e porta-bandeira e o conjunto harmônico (harmonia/evolução). Pelo regulamento, as agremiações tiveram tempo mínimo de 55 minutos de desfile e máximo de 70 minutos.
Um dos destaques foi a Unidos da Major Gama, que homenageou Dourados e levou 800 componentes defendendo o enredo ‘Dourados, portal do Mercosul. A cidade que é só felicidade’. A escola contou a história de Dourados começou bem antes da criação do município. O povoado começou a surgir em 1870 após da Guerra do Paraguai. A região era habitada pelas tribos Terena, Guarani e Kaiowá cuja presença dos descendentes é marcante até os dias atuais constituídos uma das maiores populações indígenas do Brasil e que 150 anos depois resistem, confinados em reservas.