Dia Mundial das Leguminosas: incentivo à alimentação saudável
Obesidade em MS preocupa Ministério da Saúde: 36,6% da população atendida tem IMC acima de 30
SAÚDEA obesidade continua a ser um problema sério de saúde pública a nível mundial. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 2,3 bilhões de adultos estão acima do peso, sendo 700 milhões com obesidade, ou seja, com um índice de massa corporal (IMC) acima de 30. Em Mato Grosso do Sul, segundo dados do Ministério da Saúde, 36,6% da população atendida na Atenção Primária à Saúde (APS) em 2019 apresentavam obesidade, resultado do aumento no consumo de bebidas adoçadas e alimentos ultraprocessados e ao baixo consumo de frutas, verduras ou legumes.
Para estimular o consumo de alimentos saudáveis, a Organização das Nações Unidas criou o Dia Mundial das Leguminosas, celebrado em 10 de fevereiro, para destacar a importância desses grãos na alimentação. Segundo a nutricionista do Fort Atacadista, Letícia Tizziani, legumes como o feijão, a ervilha, o grão-de-bico, a lentilha e a soja são ricos em proteínas, fibras, vitaminas e minerais e são fundamentais para uma dieta equilibrada e saudável.
O feijão, que é muito comum na alimentação brasileira, é um dos alimentos mais consumidos no país. A nutricionista destaca que o feijão é rico em ferro e ajuda na perda de peso, na redução do colesterol, na melhoria da saúde do coração e na prevenção do diabetes. A ervilha, por sua vez, é rica em fibras, antioxidantes e vitaminas A, C, E e K, e ajuda a retardar o envelhecimento celular, a cicatrizar a pele, fortalecer unhas, cabelo e sistema imunológico, e melhorar a saúde dos olhos e reduzir o estresse.
Já o grão-de-bico é rico em triptofano e ajuda a equilibrar a saúde emocional e psicológica, prevenindo a depressão. Além disso, ele previne a osteoporose, mantém os ossos saudáveis, melhora a saúde dos dentes, regula o açúcar no sangue, combate a prisão de ventre e aumenta os movimentos intestinais. A lentilha é importante para as mulheres, pois ajuda a equilibrar os níveis hormonais, previne a anemia, aumenta a saciedade e ajuda na perda de peso.