Da Redação | 28 de janeiro de 2023 - 09h25

UEMS cria projeto para promover saúde e qualidade de vida para envelhecimento humano

Projeto UMA busca formar educadores sociais do envelhecimento humano, com matérias como projetos esportivos, educação em saúde e bioeconomia

UNIVERSIDADE DA MATURIDADE
UEMS - (Foto: Divulgação)

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) anunciou hoje (27) a criação do projeto UMA (Universidade da Maturidade), que buscará oferecer cursos com certificação sobre o envelhecimento humano. Com o objetivo de promover a saúde e qualidade de vida para pessoas idosas, a UMA tem como missão formar educadores sociais especializados no envelhecimento humano.

Com apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT), as matrículas serão abertas neste domingo (29), com previsão de aulas para março. A UMA funcionará na unidade universitária de Campo Grande, localizada na saída para Rochedo, com aulas no período vespertino. A formação em Educação Social do Envelhecimento Humano está aberta para todos os níveis de escolaridade, o que permite entender os processos do envelhecimento na sociedade.

A ementa do curso inclui matérias como projetos esportivos, seminários, educação na era digital, letramento literário, educação em saúde e bioeconomia. Além disso, os alunos terão a oportunidade de participar de estágios em instituições de longa permanência para idosos e outras organizações que atuam na área do envelhecimento.

Segundo o gerente da UEMS, Djanires Neto, o projeto buscará abrir espaços para a área. "A UMA nasce como um projeto pedagógico que visa a promoção da saúde e de qualidade de vida para o envelhecimento humano. Toda a grade curricular do curso e todas as ações serão desenvolvidas para essa formação de educadores sociais do envelhecimento humano", pontuou.

Inscrições - As matrículas para UMA seguem abertas até 23 de fevereiro pela página da instituição. O candidato poderá se inscrever pessoalmente na unidade, localizada no Bloco D1, no campus universitário. O edital e ementa do curso estão disponíveis no site da universidade. Não perca essa oportunidade de contribuir para a promoção de saúde e qualidade de vida para pessoas idosas e se especializar em uma área cada vez mais importante na sociedade. Confira o edital abaixo: