Ricardo Eugênio | 26 de janeiro de 2023 - 19h49

TJMS forma lista tríplice para vaga de juiz substituto no TRE-MS

Presidente Lula escolherá um dos três advogados para ocupar cargo por dois anos, com possibilidade de recondução

JUDICIÁRIO
Advogados Lucas Costa da Rosa, Régis Santiago de Carvalho e Marcio de Avila Martins Filho disputam vaga de juiz substituto no TRE-MS - (Foto: Divulgação)

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) escolheu, na última quarta-feira (25), três advogados para disputar a vaga de juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS). Os escolhidos foram Lucas Costa da Rosa, Marcio de Avila Martins Filho e Régis Santiago de Carvalho, que obtiveram, respectivamente, 31, 25 e 20 votos dos 37 desembargadores do TJMS presentes na Sessão Plenária.

Agora, os advogados escolhidos deverão enviar a documentação necessária ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para comprovar notável saber jurídico, dez anos de efetiva prática da advocacia e idoneidade moral. Caso sejam considerados aptos pelo TSE, a lista tríplice será encaminhada ao Ministério da Justiça para que o presidente Lula da Silva (PT) escolha um dos três para ocupar o cargo por dois anos, podendo ser reconduzido por mais dois mediante o mesmo procedimento.

Atualmente, o juiz titular do TRE-MS é o advogado José Eduardo Chemin Cury, nomeado em 2022 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele já atuava como substituto e assumiu o cargo em substituição a Daniel Castro Gomes da Costa, que cumpriu dois mandatos na corte.