Como aliviar os sintomas e evitar doenças causadas por picadas de mosquitos em bebês
Dicas para amenizar coceiras e riscos de arboviroses em crianças pequenas
SAÚDEAs picadas de mosquitos em bebês podem ser um incômodo e até mesmo uma preocupação para os pais e mães. No calor, os mosquitos se multiplicam e a pele fica mais exposta, aumentando o risco de arboviroses causadas pelo Aedes aegypti, como dengue, febre amarela, zika e chikungunya. Além disso, as picadas podem causar coceiras, infecções ou alergias.
Para aliviar os sintomas, é recomendado banhos ou compressas geladas. Em casos mais intensos, pediatras podem indicar a aplicação de pomadas ou medicamentos orais, mas é importante ter orientação médica antes de utilizar qualquer tipo de medicamento.
É importante ficar atento aos sinais de arboviroses, como febre, dor no corpo, dor de cabeça, manchas vermelhas pelo corpo e dor abdominal. Em caso de suspeita de dengue, é importante procurar atendimento médico imediatamente, pois os sintomas podem incluir vômitos que impedem a alimentação e a ingestão de água, sangramento e queda de pressão ou até rebaixamento da consciência.
O Infectologista da Unimed Campo Grande, Dr. Maurício Pompilio, destaca a importância de redobrar os cuidados com crianças pequenas e procurar atendimento médico o mais rápido possível em caso de suspeita de arboviroses. Ele também ressalta que é importante garantir o controle da doença, eliminando qualquer possibilidade de água parada, inclusive dentro de casa.