TRE-MS define data de posse de José Eduardo Cury
O advogado José Eduardo Chemin Cury já atuava como substituto e agora ficará na vaga de Daniel Castro Gomes da Costa, que cumpriu dois mandatos na corte.
POSSENo próximo dia 8 de dezembro, o advogado José Eduardo Chemin Cury será empossado membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS). A cerimônia está marcada para 17h30 e ocorrerá no plenário do tribunal. O evento contará com transmissão ao vivo, por meio do canal TRE-MS no YouTube (clique aqui para ter acesso).
A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União no dia 18 de novembro com decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.
Reprodução do Diário Oficial da União (DOU) do dia 18/11/2022
O advogado constava da lista tríplice encaminhada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul junto com os advogados Carlos Alberto Almeida de Oliveira e Lucas Costa da Rosa. O Tribunal Superior Eleitoral encaminhou os três nomes para Bolsonaro, que optou por Cury.
O Tribunal Regional Eleitoral é composto por sete membros efetivos, sendo dois desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado, dois juízes de direito, dois advogados e um juiz federal. O magistrado exercerá o cargo por dois anos, contados a partir do dia da posse.
Cury substituirá o advogado Daniel Castro Gomes da Costa, que cumpriu dois mandatos como juiz eleitoral.
Perfil
José Eduardo Chemin Cury é advogado militante e sócio do Escritório Jurídico Pradebon, Cury & Luna Advogados Associados; pós-graduado em Direito Administrativo (UNAES) e Constitucional (PUC/SP), e pós-graduado em Direito Eleitoral. Ele atuava como juiz substituto da corte.