Morre o chanceler da Bielorrússia, Vladimir Makei, aos 64 anos
Antes de se tornar ministro das Relações Exteriores, em 2012, Makei era chefe de gabinete de Lukashenko.
INTERNACIONALO ministro das Relações Exteriores da Bielorrússia, Vladimir Makei, um aliado próximo do presidente Alexander Lukashenko, morreu aos 64 anos, informou a agência de notícias estatal Belta neste sábado, 26. A causa da morte não foi informada.
Antes de se tornar ministro das Relações Exteriores, em 2012, Makei era chefe de gabinete de Lukashenko. Durante o período, o país foi criticado por autoridades ocidentais pela repressão cada vez mais severa à oposição, eleições duvidosas e por permitir que tropas russas estivessem alocadas no país durante a guerra na Ucrânia.
Em setembro, ele defendeu a posição da Bielorrúsia perante o Conselho de Segurança das Nações Unidas. "O bielorrusso é citado como 'cúmplice do agressor' ou mesmo parte no conflito. Dissemos e continuamos a dizer: a Bielorrússia nunca apoiou a guerra, mas também não somos traidores! Temos compromissos aliados e aderimos estritamente e continuaremos a aderir ao espírito e aos textos dos tratados internacionais dos quais somos parte", afirmou. Fonte: Associated Press.