Da redação | 20 de novembro de 2022 - 08h27

Riedel e embaixador do Japão tratam de relações comerciais, convênios e intercâmbios durante encontro na Capital

Governador eleito tratou de temas como rota bioceânica e convênios de cooperação

POLÍTICA
O governador eleito, quer estava acompanhado da esposa, futura primeira-dama de MS, Mônica Riedel, apresentou ao embaixador números e dados - (Foto: Divulgação)

Com intuito de ampliar as relações comerciais, intercâmbios e convênios entre Mato Grosso do Sul e o Japão, o governador eleito, Eduardo Riedel (PSDB), recebeu neste sábado (19), em Campo Grande, o embaixador do país asiático no Brasil, Teiji Hayashi.

"Temos potencial de estreitar a relação em pontos importantes, com intercâmbio cultural, de pessoas, de tecnologia, de convênios, e em diversas áreas", afirmou Riedel ao embaixador.

O governador eleito, quer estava acompanhado da esposa, futura primeira-dama de MS, Mônica Riedel, apresentou ao embaixador números e dados que apontam crescimento econômico e industrial de Mato Grosso do Sul, colocando o Estado como referência no país e atraindo atenção de investidores estrangeiros. 

Teiji Hayashi destacou a importância da enorme colônia japonesa no Estado, e frisou que pretende ampliar interações entre Mato Grosso do Sul e seu país, bem como ampliar as relações comerciais.

O embaixador citou possibilidade de resgatar um convênio entre o Estado e a província de Okinawa, no Japão, por meio de um projeto em parceria com a Embrapa. 

Riedel e Hayashi também trataram sobre a rota bioceânica, que pode encurtar em 7 dias a viagem de navio até o Japão, aumentando a competitividade e alavancando exportações brasileiras para o país asiático, e favorecendo também a importação de produtos japoneses.