Evelyn da Silva | 18 de novembro de 2022 - 13h15

Hospital Regional promove mutirão de combate ao câncer de pele

A campanha, será realizada no Ambulatório de Dermatologia das 8h ás 15h

CAMPANHA
Hospital Regional promove mutirão de combate ao câncer de pele - (foto: reprodução)

O Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) participará no dia (19), sábado de mutirão de prevenção e combate ao câncer de pele.A ação acontecerá das 8h às 15h, no Ambulatório de Dermatologia , localizado na Av. Senador Filinto Müller, na UFMS ( Universidade  Federal de Mato Grosso do Sul).


O mutirão, que acontece anualmente e oferece orientações, consultas e cirurgias, é organizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e faz parte da Campanha.


O câncer de pele não melanoma é o mais prevalente no Brasil e no mundo e o diagnóstico precoce é de extrema importância. Nesta campanha acontece a prevenção, o diagnóstico e o tratamento ao mesmo tempo, disponíveis sem nenhum custo para a população
Os principais sintomas do câncer de pele são: lesão assimétrica, com bordas irregulares, de sangramento fácil e difícil cicatrização. As manchas podem ser ásperas ou brilharem como pérola, e sua coloração tende a ser escura ou de múltiplas cores.

O atendimento é gratuito e contará com uma equipe com mais de 20 profissionais  para participar basta apresentar documento com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).


prevenção e combate ao câncer de pele


Todas as pessoas serão consultadas. Os pacientes com suspeita de câncer de pele passarão por biopsia. Caso sejam encontradas lesões pré-malignas, os pacientes farão criocirurgia (método cirúrgico que utiliza gases em baixas temperaturas, especialmente o nitrogênio, para destruir lesões). E se forem constatadas lesões decorrentes de câncer de pele, o paciente será submetido a cirurgia.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculados a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do SUS e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.