Devido baixa procura, Capital terá vacinação contra a Covid-19 em crianças no feriado
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), até a noite de ontem (13), 16 crianças foram imunizadas na Capital, sendo seis com comorbidades e 10 sem comorbidades, na xepa
CAMPO GRANDEDevido a baixa procura no último final de semana, cinco unidades de saúde de Campo Grande vão funcionar nesta terça-feira (15), feriado de Proclamação de República. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), até a noite de ontem (13), 16 crianças foram imunizadas na Capital, sendo seis com comorbidades e 10 sem comorbidades, na xepa.
A estimativa é que, em Campo Grande, existam 32.161 crianças entre seis meses e dois anos de idade, e, deste total, cerca de 3% a 5% apresente alguma das comorbidades elencadas como elegíveis para vacinação pelo Ministério da Saúde. Ao todo, nesta primeira etapa da vacinação dos bebês, de mil a 1,5 mil crianças devem ser imunizadas.
Com frascos de dez doses e a possibilidade de haver a necessidade de descartar doses, uma vez que elas podem ser armazenadas por apenas 12h após a diluição, a estratégia de contactar pais e responsáveis por crianças que se enquadram na faixa etária, mas não apresentam comorbidades tem o objetivo de imunizar o maior número de bebês com alto índice de aproveitamento da vacina.
“Não temos, por enquanto, a previsão de liberação deste público, mas sabemos que o movimento também pode ser muito menor do que o esperado, assim as unidades de saúde contactarão os responsáveis pelas crianças que não têm comorbidades, evitando perder essas doses, que ainda são escassas”, comenta o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.
O secretário ainda reforça que para agilizar o atendimento nas unidades de saúde é necessário realizar o cadastro de identificação prévia, no site vacina.campogrande.ms.gov.br. Lá é possível anexar o laudo que comprova a condição pré-existente da criança. A vacinação contra Covid-19 acontece em bebês de seis meses a dois anos de idade com comorbidades funcionará com “xepa” para evitar o desperdício de doses.
Confira as unidades que vão funcionar:
Centro
UBS 26 de AgostoBandeira
USF MoreninhaAnhanduizinho
UBS Dona NetaLagoa
UBS CaiçaraImbirussu
UBS Silvia Regina