Cinco cidades de Mato Grosso do Sul fazem aniversário nesta sexta-feira
Anaurilândia, Ivinhema, Jateí, Naviraí e Pedro Gomes completam 59 anos
COMEMORAÇÃOCinco cidades de Mato Grosso do Sul comemoram aniversário de 59 anos nesta sexta-feira (11). Anaurilândia, Ivinhema, Jateí, Naviraí e Pedro Gomes ganharam status de município em 11 de novembro de 1963, durante administração do então governador Fernando Corrêa da Costa, ainda no Estado do Mato Grosso.
A cidade de Gloria de Dourados também foi emancipado em 11 de novembro de 1963, através da Lei nº. 1.941, porem foi instalado no dia 2 de maio de 1965, e nesta data prevalece as suas festividades de aniversário.
Anaurilândia
O município de Anaurilândia fica no leste do Estado. A cidade foi fundada em 11 de novembro de 1963, após o desmembramento da Vila Água Amarela, terra loteada em 1916 por Ciriaco Gonzáles e o Major Cecílio Manoel da Costa Lima, às margens do Riacho Quiteroizinho. O nome da cidade foi dado em homenagem à esposa de Ciriaco, dona Anaurelíssia Gonzáles.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade tem estimativa de 9 mil habitantes.
Ivinhema
O município foi desmembrado do município de Dourados por lei do dia 11 de novembro de 1963. Atualmente conta com pouco mais de 23 mil habitantes. Os movimentos na região começaram com a companhia da Someco (Sociedade de Melhoramentos e Colonização) em 1957. Quatro anos mais tarde, chegaram os primeiros trabalhadores para a construção da companhia de Reynaldo Massi.
Jateí
Da região da Grande Dourados, Jateí população estimada em pouco mais de 4 mil pessoas. O povoamento que deu origem à cidade se iniciou em 1954 com a chegada de colonos. No entanto, a consumação ocorreu quando esses primeiros habitantes cruzaram o Rio Dourados. O nome Jateí é uma variante de Jataí, espécie de abelha silvestre.
Naviraí
Com população de mais de 55 mil moradores, Naviraí foi emancipada em 11 de novembro de 1963. A cidade nasceu a partir da chegada de madeireiros, produtores rurais e comerciantes que desbravaram as grandes matas para dar origem ao povoado que se transformou em município.
O nome é derivado de uma palavra indígena que nomeava um rio na região, segundo a tradição, as palavras VIRÃ ( roxo/arroxado), Í (sufixo para pequeno), ĨVĨRA'Í (arbusto pequeno), NA (impregnar –se), I (rio), Arroyo, podem significar tanto: 'Pequeno rio impregnado de arbustos roxos', ou 'Rio impregnado de pequenas árvores arroxeadas.
Pedro Gomes
Diferente das outras, Pedro Gomes fica no extremo norte do Estado. A população estimada pelo IBGE é de 7,5 mil. A história tem os primeiros registros no ano de 1838 com a chegada dos primeiros imigrantes na região. O primeiro nome da região foi Amarra-Cabelo, isso por conta de um córrego onde as pessoas se arrumavam. O território antes do desmembramento pertencia a Coxim.