Lilian Veron | 12 de setembro de 2022 - 17h15

Vida Saudável: Daniela Proença fala sobre benefícios da terapia floral

No Brasil a utilização desse recurso terapêutico faz parte Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares desde 2006

SAÚDE
Farmacêutica Daniely Proença falou sobre tratamento floral em entrevista ao programa Vida Saudável, da Rádio ALEMS - (Foto: Dendry Rios)

O programa Vida Saudável da Rádio ALEMS entrevista a terapeuta floral, a farmacêutica Daniely Proença. O tratamento floral é considerado como um instrumento suave, sutil, profundo e vibracional, com uso reconhecido em mais de 50 países e recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1956, no tratamento de diversas enfermidades de ordem neuropsiquiátrica. No Brasil a utilização desse recurso terapêutico faz parte Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares desde 2006.

Daniely explica que o tratamento é natural e utiliza essências de flores. Surgiu a partir das observações e intuições do inglês Edward Bach, médico patologista, bacteriologista e especialista em homeopatia, por volta de 1930. “A gente sabe que corpo e a mente estão muito ligados, problemas que a gente vem guardando está diretamente relacionado com questões de saúde no futuro. Então a terapia é utilizada para equilibrar as emoções”, enfatiza Daniely.

Apesar de existirem fórmulas prontas dos chamados Florais de Bach em estabelecimentos comerciais, Daniely destaca que o tratamento a longo prazo precisa de um acompanhamento que começa numa consulta para que seja feito um “buquê” de essenciais especialmente para aquele paciente. “Todo tratamento quando se vai iniciar é importante procurar por um profissional que tenha especializações, que tenha passado por um treinamento, pois se trata de um medicamento. Na terapia floral existem vários profissionais capacitados em nosso estado e capazes de atender as diversas demandas”, comenta.  

Daniely enfatiza também que o tratamento floral é indicado para todas as idades, de bebês a idosos, sem contra-indicações para grávidas e é até mesmo eficaz para animais de estimação. “Temos vários casos de pets agitados, que assim que iniciam tratamento mudam o comportamento”, destaca. 

A Terapia Floral está disponível no Sistema Único de Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde e nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). “No caso dos CAPS atendemos não apenas o paciente, mas toda a família”, declara.

A entrevista completa com a terapeutas floral, Daniely Proença, está na Rádio ALEMS. Confira neste link.