Desfile da Independência bate recorde e reúne 40 mil pessoas em Dourados
O público bateu a marca de 2018, com 30 mil, acompanhou até o fim o primeiro desfile após a paralisação de dois anos por conta da pandemia
BICENTENÁRIOO Bicentenário da Independência do Brasil em Dourados, a 250 km de Campo Grande, reuniu aproximadamente 40 mil pessoas ao longo da avenida Marcelino Pires para prestigiar o tradicional Desfile da Independência, com 55 entidades, civis e militares, com cerca de quatro mil participantes entre civis e militares. O público bateu a marca de 2018, com 30 mil, acompanhou até o fim o primeiro desfile após a paralisação de dois anos por conta da pandemia.
As celebrações da Independência em Dourados começaram às 7h30, na Praça Antônio João, com a execução do Hino Nacional, Hasteamento das Bandeiras e Revista da Tropa. Às 8h iniciou o Desfile da Independência com trajeto de cerca de um quilômetro pela avenida Marcelino Pires, iniciando na rua Firmino Vieira de Matos e seguindo até rua Hayel Bon Faker.
Os primeiros a passarem foram os integrantes do Exército Brasileiro, seguidos das forças de segurança pública do Estado, como a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, seguidos pelos motociclistas da Guarda Civil Metropolitana e as ambulâncias do SAMU, todos muito aplaudidos. Depois vieram as Escolas Municipais, CEIM’s, entidades civis até a conclusão com o Grito dos Excluídos, que tradicionalmente fecha o desfile há anos.
Prefeito Alan Guedes durante a passeata
De acordo com o diretor de operações da Guarda, Sérgio Mondari, o público durante toda a manhã desta quarta chegou a 40 mil pessoas. “Foram ocupados entre 13 e 15 quarteirões da Marcelino Pires, nas duas vias, e não tivemos nenhuma ocorrência relatada pelas diversas equipes espalhadas em todo o trajeto”, explica.
A participação do douradense foi comemorada pelo prefeito Alan Guedes. “O desfile foi um sucesso, tanto pelo público acompanhando todo o trajeto preparado, como pelo número de entidades inscritas, como os Militares, forças de segurança estaduais, a Guarda Municipal, escolas municipais e entidades da sociedade civil organizada. Mas o que abrilhantou muito o evento foi a participação popular, quase 40 mil movimentando o centro da cidade. Ficamos muito felizes com o resultado”, disse.
Depois de dois anos sem desfile, as famílias foram para avenida prestigiar o evento deste 7 de setembro. A dona de casa Luzia Rosa da Rocha, moradora do bairro Novo Horizonte, estava acompanhada dos filhos Ana Cristina, Leonardo e os netos Pedro Henrique, Lourenço e Ana Helena. “Venho todos os anos e agora estamos de volta mais uma vez. Por mais que seja apenas uma vez no ano, é um momento de alegria e descontração com toda a família”, contou.
Já o porteiro Felipe do Amaral Servin estava com a esposa, a veterinária Marluce Melgarejo na avenida Marcelino Pires por um motivo especial: acompanhar o primeiro desfile da filha Gabrielly, 7 anos, aluna do segundo ano da Escola Municipal Avani Cargnelutti Fehlauer. Grávida de seis meses, Marluce disse que voltará nos próximos anos. “Logo serão dois filhos para acompanhar no desfile”, completa.