brunaneveskaspary | 19 de agosto de 2022 - 14h05

"Dia D" de campanha Multivacinação e contra Poliomielite acontece neste sábado

Ao todo serão 17 pontos de vacinação, entre unidades de saúde, shoppings e equipe volante que aplicarão as vacinas disponíveis

VACINAÇÃO
A vacina são para crianças entre 1 e 4 anos - (Foto: Governo do Estado)

Iniciadas no dia 08 de agosto, as campanhas de multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes até 14 anos e contra a poliomielite, para crianças entre 1 e 4 anos, terão o “Dia D” de mobilização neste sábado (20) em Campo Grande. 

Ao todo serão 17 pontos de vacinação, entre unidades de saúde, shoppings e equipe volante que aplicarão as vacinas disponíveis. Nos postos de saúde estarão disponíveis 18 imunizantes que fazem parte da rotina das crianças e adolescentes, assim como as vacinas da Covid-19 e Influenza, que também poderão ser aplicadas em adultos. 

Previstas para acontecerem até o dia 09 de setembro, as campanhas são estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde para ampliar a cobertura vacinal, que tem sido cada vez menor os últimos anos. “As vacinas previnem contra doenças que estão circulantes, às vezes não mais no país, como é o caso da poliomielite, mas que podem voltar para o território nacional a qualquer momento”, comenta o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho. 

Ele ainda ressalta a necessidade da aplicação destas vacinas, uma vez que elas protegem contra doenças graves. “Conhecemos a poliomielite como paralisia infantil, e as sequelas motoras dessa doença são as menores, uma vez que o vírus pode até provocar o óbito”, reforça. 

As vacinas disponíveis para as crianças e adolescentes serão: Hepatite B, Pentavalente, VIP, VOP, Rotavírus, Pneumicócica 10 valente, Menincocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral, DTP, Hepatite A, Varicela, Difteria e tétano adulto, dTpa, Meningocócica ACWY e HPV quadrivalente. 

O imunobiológico que protege contra a gripe poderá ser aplicado em toda a população que tenha pelo menos seis meses de idade. Já o da Covid-19 é ministrado conforme o cronograma, ou seja, quem tem três anos ou mais e não recebeu nenhuma dose da vacina, ou iniciou o ciclo vacinal e já cumpriu o intervalo recomendado pelos fabricantes também será vacinado. 

Haverá o primeiro reforço da Covid-19 para quem tem 12 anos ou mais e já tomou a primeira dose há pelo menos quatro meses, assim como a quarta dose, ou segundo reforço, para quem integra um dos seguintes grupos: pessoas com 35 anos ou mais, trabalhadores da saúde e pessoas com 18 anos ou mais com alto grau de imunossupressão. 

Onde se vacinar? 

Prosa 

Anhanduizinho 

Bandeira 

Lagoa 

Centro 

Segredo 

Imbirussu