Dourados registra primeiro caso de varíola dos macacos; dois estão em investigação
Todos os casos leves podem ficar isolados em casa e deverão ser monitorados por pelo menos 21 dias
MONKEYPOXDourados, a 250 km de Campo Grande, registrou o primeiro caso confirmado da varíola dos macacos. Além disso, um está descartado e dois casos estão em investigação. Não há nenhum paciente internado até o momento.
Todos os casos leves podem ficar isolados em casa e deverão ser monitorados por pelo menos 21 dias, a partir da data dos primeiros sintomas, ou até remissão completa da doença (desaparecimento das lesões). Os contatos dos casos confirmados também serão monitorados por 21 dias.
O caso que foi confirmado em Dourados, trata-se de um rapaz de 27 anos, com histórico de viagem para o Paraguai, que teve início dos sintomas no dia 27 de julho, foi notificado e coletado exames no dia 01° de agosto, onde houve a confirmação no último dia 12. Todos os contatos estão sendo monitorados pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município e até o momento nenhum deles apresentou sintomas.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente está evoluindo bem e ficará isolado até involução completa da doença. "Os profissionais de saúde de toda a rede estão sendo orientados sobre as condutas necessárias diante de um caso suspeito. Estamos replicando as informações contidas nos Informativos e Notas Técnicas do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, com o trabalho contínuo do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) Dourados, integrado ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica", diz a nota.