Aula Magna abre curso de formação da Guarda Civil Metropolitana
CAPACITAÇÃOO curso de formação técnico-profissional do Concurso Público do Quadro Permanente da Guarda Civil Metropolitana do Município de Campo Grande/MS – Guarda/2020 – que é a última fase do certame – começou nesta segunda-feira (1º) com uma Aula Magna para os 388 candidatos classificados para esta fase do certame. Foram mais de 18 mil inscritos.
Com o tema: “Controle Externo da atividade policial”, a aula de hoje é ministrada pelo Promotor de Justiça Dr. Douglas Oldegardo, que também terá microaulas demonstrativas das principais disciplinas do curso de formação (que terá duração de 760 horas-aula).
O secretário de Gestão do Município Agenor Mattiello explica que as aulas teóricas do curso de formação se iniciam efetivamente nesta terça-feira (2), com término previsto para a primeira quinzena de dezembro de 2022. “Serão 4 meses de intensa programação técnica-profissional, para disponibilizar capacitação adequada e que atenda a todos os requisitos legais e administrativos para o ingresso na carreira da Guarda Civil Metropolitana”.
Foram classificados 388 candidatos, respeitando as vagas reservadas aos candidatos PcD, negros e índios, para a participação no Curso de Formação, de caráter classificatório e eliminatório.
Esta fase do concurso terá a coordenação conjunta da Secretaria de Gestão (Seges) e da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes).
O Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social Valério Azambuja falou sobre o papel que a categoria ocupa hoje, fruto das conquistas ao longos dos anos. “A Guarda Civil Metropolitana contribui significativamente com as forças da segurança pública, fazendo de Campo Grande a Capital mais segura em políticas públicas. Estaremos formando esses guardas para dar continuidade ao nosso trabalho, com a formação destes candidatos, que serão habilitados e nomeados pela Prefeita de Campo Grande”.
Mulheres na segurança
Entre as participantes do curso da Guarda está a advogada Kelin Rodrigues dos Santos Domingues, que tem expectativas de crescer na corporação. “O curso já representa uma conquista pra mim. Foram várias etapa e chegamos até aqui. Eu quero utilizar todo esse aprendizado da minha formação para evoluir na instituição. É significante poder contribuir com a segurança da população”, comentou.
Pensando além do curso, Mila Muriel Morais Millhomem Santos, de 28 anos, já se vê efetiva e quer contribuir para que a segurança seja cada vez mais humanizada. “Eu quero um olhar mais humano nas ações voltadas para a nossa sociedade, e é neste sentido que vou contribuir com o meu trabalho”, afirmou.
Serviço
A UCDB está localizada na Avenida Tamandaré, 6.000 – Jardim Seminário.
A Uniderp está localizada na Rua Ceará, 333 – Vila Antônio Vendas.