Em caráter educativo, Agetran faz ação com motoristas sobre passagem de pedestre na calçada
Até o presente momento, as câmeras foram instaladas com objetivo de verificar a fluidez e segurança no trânsito. Por esse motivo que não há sinalização indicando a localização das mesmas
TRÂNSITOPara garantir a livre circulação relacionada ao fluxo de pedestres nas vias e calçadas da cidade a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), iniciou uma ação de orientação para que os motoristas de veículos não obstruam a passagem dos pedestres nas calçadas.
A necessidade foi identificada pelas câmeras de videomonitoramento que estão ligadas ao Centro de Controle Integrado de Mobilidade Urbana, conforme explicou a Diretora Adjunta da Agetran, Andréa Figueiredo.
“O Código de Trânsito Brasileiro prevê que o estacionamento irregular em calçadas é uma infração grave, por isso, após identificarmos pelas câmeras, estamos fazendo um trabalho de conscientização. Identificada a infração, nossos agentes ligam para o infrator e solicitam a retirada do veículo daquele local. Não é emitida nenhuma notificação e nenhuma multa”, afirma.
O Gerente de Fiscalização do Trânsito, Carlos Guarini, esclarece, porém, que se um agente de trânsito estiver passando pelo local e identificar a infração, o motorista poderá ser autuado, mas que isso não acontece por meio das câmeras.
Segurança no trânsito
Até o presente momento, as câmeras foram instaladas com objetivo de verificar a fluidez e segurança no trânsito. Por esse motivo que não há sinalização indicando a localização das mesmas. Ao todo são 17 câmeras em funcionamento nas regiões da Avenida Joaquim Murtinho, Julio de Castilho, Guaicurus, Consul Assaf Trad, Manoel da Costa Lima, Eduardo Elias Zahran e Duque de Caxias.