Patrícia Martins | 18 de julho de 2022 - 11h30

'Princesinha dos Ervais', completa 110 anos nesta segunda-feira

Além de ser fronteira seca do Brasil com o Paraguai, é uma das cidades mais importante de MS

110 ANOS DE PONTA PORÃ
Cidade de Ponta Porã - (Foto: Reprodução)

Ponta Porã carinhosamente chamada de “Princesinha dos Ervais”, completa 110 anos nesta segunda-feira (18). A cidade fica localizada no sudoestede Mato Grosso do Sul, fazendo fronteira com Pedro Juan Caballero, Paraguai. Está a 340 km de Campo Grande.

Além de ser fronteira seca do Brasil com o Paraguai, é uma das cidades mais importante de MS, com uma população estimada de 95.320 pessoas, sendo uma das regiões mais populosas do estado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ponta Porã nasceu de um pedaço de terras paraguaias, incorporadas ao Brasil após a Guerra do Paraguai. A cidade tem suas origens ligadas aos povos indígenas de tribos descendentes do povo Guarani. 

História
O município surgiu de um vilarejo formado às margens da lago que leva o nome da cidade. O local era 'parada obrigatória' dos ervateiros, profissionais que vinham da região sul do país, que eram responsáveis pelo intenso transporte da erva-mate, que deu origem ao apelido da cidade. Também era ponto de comercialização, onde os viajantes faziam suas trocas e compras para seguirem viagem.

O vilarejo aumentou com a permanência de muitos carreteiros que resolviam se instalar na região. Com a localidade ganhando residências e forma, herdou o nome da lagoa, se tornando a comunidade de Ponta Bonita, sendo esse então, o primeiro nome do município.


Registro de residência em Ponta Porã

A emancipação de Ponta Porã ocorreu em 18 julho de 1912, através do Decreto nº 617 do governador de Mato Grosso, Joaquim Augusto Costa Marques, estabelecendo os limites da cidade. Ao norte os rios Ininhema, Brilhante e Santa Maria, ao leste pelo Rio Paraná, a oeste pelos municipios de Bela Vista e Maracaju e ao sul pelo Paraguai. Assim, a data de aniversário 18 de julho, remete ao estabelecimento dos limites do novo município.  

A instalação da cidade ocorreu no ano seguinte, em 25 de março de 1913. O primeiro prefeito de Ponta Porã, foi o gaúcho João Ponciano de Mattos Pereira. Por conta disso, durante muito tempo, as comemorações do aniversario de Ponta Porã ocorriam no dia 25 de março. A mudança de datas só aconteceu no final da década de 1980. 

Vale destacar que Ponta Porã nasceu de expedições militares por volta de 1777, e da concessão dada pelo governo Imperial a Thomas Laranjeiras, em 1823, para a exploração da erva-mate.


Ponta Porã hoje

Como o município é ponto de união de brasileiros, paraguaios e demais estrangeiros, não é difícil encontrar rodas de tereré pela rua, já que Pedro Juan e Ponta Porã  que são consideradas "cidades gêmeas".  

Uma verdadeira viagem cultural, até mesmo o idioma da região é curioso, já que ali os moradores falam o chamado "portunhol", uma mistura dos idiomas guarani, espanhol e o português.

Comemoração- Os ponta-poranenses estão comemorando desde sexta-feira (15), no Parque dos Ervais. Na programação já teve quadrilhas juninas, show com Almir Sater no sábado (16), Patrícia e Adriana ontem (17) e nesta segunda-feira (18), aproveitam o show dos Hermanos Irmãos.