Da Redação | 18 de julho de 2022 - 10h10

Nioaque completa 132 anos com programação especial e show de Almir Sater

Para a comemoração, a Prefeitura de Nioaque organizou uma grande festa para atrair o público de toda região

ANIVERSÁRIO DE CIDADE
Nioaque - (Foto: Divulgação)

Nioaque, a 141 km de Campo Grande, completa hoje (18) 132 anos de Emancipação Político-Administrativo. Para a comemoração, a Prefeitura de Nioaque organizou uma grande festa para atrair o público de toda região.

O ‘1º Arraiá de Nioaque’ terá barracas de comidas típicas, apresentações culturais, show de artistas locais, regionais e com a atração nacional, Almir Sater, que será a principal atração da festa.

Acompanhado de sua viola de dez cordas, mais conhecida como viola caipira, Almir apresenta os grandes clássicos de sua carreira, às canções "Tocando em Frente", "Chalana", "Moreninha Linda" "Trem do Pantanal"

No dia 18 de julho de 1890 o Decreto Estadual Nº 23, estabeleceu o município de Nioaque, com a denominação moderna na época de Levergéria. Foi desmembrado do território de Miranda, ficando com uma das maiores áreas do Sul, do então estado de Mato Grosso.

História - No ano de 1847 partia uma expedição comandada por Joaquim Francisco Lopes, ousado sertanista, com o objetivo de encontrar uma rota fluvial para ligar Mato Grosso ao Paraná. Após viagem longa e árdua, a expedição colonizadora aportou na região do encontro dos Rios Nioaque e Urumbeva.


O prefeito Valdir Júnior

Lopes fincou no exato dia 08 de abril, dois cernes de Piúva, onde gravou a era de 1849 as iniciais B e A, em homenagem ao Barão de Antonina que propiciara a expedição, fundando assim a cidade de Nioaque.

Em 1877, foi criado o Distrito de Nioaque, que neste período recebeu a denominação de Levergeira, sendo levado posteriormente à categoria de município no dia 18 de Julho de 1890, desmembrado portanto do município de Miranda e sendo novamente nomiado só que desta vez como Vila de Levergeira.

Com peculiaridades ímpares, Nioaque é uma das mais antigas cidades do então estado do Mato Grosso. Com as duas invasões ocorridas durante a Guerra do Paraguai tornou um dos principais patrimônios culturais do atual Mato Grosso do Sul. A memória popular conta que no município teria hospedado pessoas importantes no cenários da Guerra.

Na praça central, um canhão e um Monumento dos Heróis da Retirada da Laguna, simbolizam toda a história ali protagonizada reverenciando a bravura daqueles que lutaram por este país, eternizando momentos de rincões do próspero município deixando a certeza de que nenhum soldado tombou em vão. 

1º Arraiá de Nioaque

Local: Estádio Mauro Resstel
Horas: 18h