Da Redação | 16 de julho de 2022 - 10h15

Uma das cidades mais antigas de MS, Miranda comemora 244 anos

O município foi fundado em 1778 a partir da construção do Presídio Nossa Senhora do Carmo do Rio Mondego

PARABÉNS, MIRANDA!
Paróquia Nossa Senhora do Carmo, símbolo da cidade - (Foto: Divulgação)

Neste sábado (16) o município de Miranda, a 215 km de Campo Grande, completa 244 anos. A cidade se destaca por ser uma das mais antigas de Mato Grosso do Sul.

O município foi fundado em 1778 a partir da construção do Presídio Nossa Senhora do Carmo do Rio Mondego, reduto construído pelo governador-general Caetano Pinto de Miranda a mando do Capitão das Conquistas João Lemes do Prado e seu objetivo era defender a região contra possíveis ataques de bandoleiros (Castelhanos de Assunção). Seu nome inicial era Mondego, que depois formou-se o povoado, o mais seguro. 

Em 1835, o local passou a se chamar Nossa Senhora do Carmo de Miranda e sua comarca abrangeu todo o Planalto do Amambai. Em 1857, Francisco Rodrigues do Prado (irmão do fundador do presídio) consegue por meio de lei provincial transformar a localidade em vila com o nome de Miranda, sendo uma homenagem ao ex-governador que iniciou a construção do presídio. Em 1865 o local é destruído pelos paraguaios durante a Guerra do Paraguai. Com o progresso a cidade é reconstruída novamente.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade tem uma população estimada de 28.423 pessoas.  A população comemora o aniversário com o retorno da Feira Ecológica, Cultural, Indígena e Rural (Fecir).